Page 15 - 128

Basic HTML Version

acontece
no mercado
GRAPHPRINT DEZ 12
15
A Papirus promoveu recentemente a terceira edição do evento
“Ideia Papirus”. Com o apoio do Istituto Europeo di Design (IED), o
encontro aconteceu no último dia 7, na Oca Tupiniquim, que fica na
Vila Madalena, em São Paulo.
Essa edição contou com a participação de mais de 40 profissionais,
em sua maioria representantes de empresas usuárias de embala-
gens, que puderam assistir palestras focadas em multiplicar co-
nhecimento sobre a cadeia de valor no mercado de embalagens e
também pontos importantes da rastreabilidade.
Os profissionais convidados para palestrar, na ocasião intitulados
“multiplicadores de conhecimento”, fazem parte da renovação do
mercado de embalagens e compartilharam suas experiências e
percepções do cenário atual.
A abertura foi realizada por Antonio Claudio Salce, CEO da Papi-
rus, que explicou seu contentamento com o evento. “A Papirus é
mera anfitriã nessa iniciativa que visa compartilhar informações
no intuito de que, cada vez mais, o mercado de embalagens se
transforme para melhor”, disse Salce.
Logo após, iniciou-se a palestra de Ágata Britto, professora e coor-
denadora do curso de gastronomia da Unisinos, que explicou como
Em sua 3ª edição, Ideia Papirus reúne 40 profissionais
é necessário fazer uma profunda e minuciosa pesquisa da cadeia
de valor ao se desenvolver um produto. “O grande desafio está em
criar produtos que se aproximam do consumidor”, explicou Ágatta.
Em seguida, Tânia Savaget, diretora de estratégia e branding da
Tátil Design, falou sobre o desafio das embalagens na atualidade.
“A embalagem em sua origem foi criada apenas para acondicionar
os produtos. Entretanto, esse papel foi se alterando, a ponto de
hoje ela ser protagonista, com múltiplos atributos e funções”, disse
Tânia.
Logo após, Christian Ulmann, designer, consultor e professor do
IED, apresentou conceitos de design possíveis para embalagens.
“Nossas necessidades estão cada vez mais complexas, e por isso
o profissional de design precisa saber cada vez mais sobre assun-
tos diversos, como, por exemplo, entender sobre a matéria-prima,
público-alvo, culturas, processos, departamentos, hábitos, referên-
cias históricas, tecnologias, enfim, só assim serão criados produ-
tos inovadores e valorizados”, resumiu Ulmann.
Por fim, Fábio Souza, designer, consultor, educador, pesquisador
que atua na ONG Senhor Sustentável, considerou as possibilidades
de desenvolver produtos a partir de uma perspectiva sustentável.
“Nesse atual cenário ambiental, repaginar é necessário. Cada vez
mais a embalagem precisa agregar em seu desenvolvimento não
somente a função de acondicionar”, disse Souza.
As palestras foram finalizadas por Eduardo Gianini, gerente de
marketing da Papirus, que deu início ao coquetel de encerramen-
to no local. “Essa foi uma continuidade do projeto Ideia. A edição
anterior apresentou palestras com foco desde a fabricação até o
consumidor, o varejo. Hoje, o conteúdo também nos agradou mui-
to, de muita qualidade e amplamente informativo; os palestrantes
falaram bastante sobre a cadeia de valor e rastreabilidade. Nossa
intenção é compartilhar para transformar, e como tem sido sempre
um sucesso, queremos dar continuidade nesse projeto em 2013”,
afirmou Gianini.
EFI tem novo gerente de vendas regional para a linha Cretaprint
A EFI apresenta seu novo Cretaprint Sales Development Manager
Brasil. O executivo, Vladimir Martinez de Lima, engenheiro mecâni-
co especializado na área industrial, que já trabalha no setor de im-
pressão há 12 anos, estará à frente da comercialização dos equi-
pamentos da Cretaprint, empresa espanhola no setor de impressão
em cerâmicas, adquirida este ano pela EFI.
“Os equipamentos EFI Cretaprint suprem a necessidade do merca-
do nacional na impressão em cerâmica por causa da produtividade
elevada, qualidade e alta definição. Nossos equipamentos atende-
ram a demanda do mercado brasileiro oferecendo uma solução de
impressão única no mercado”, reforça.