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Especial - Embalagens - Papéis
A Divisão Embalagem possui uma grande participação no resulta-
do da linha papel cartão dentro da Suzano, representando cerca
de 80% de todo o volume comercializado pela empresa no merca-
do nacional. Este ano o faturamento de cartões brancos, foco de
atuação da Suzano, teve uma evolução em torno de 5%.
Em 2011, o segmento de papel cartão representou 19% do
volume de vendas e 21,6% da receita obtida na venda de pa-
pel. Foram comercializados 252.296 toneladas de papel car-
tão, volume equivalente a uma receita de R$ 612,5 milhões.
“A Suzano tem o mais completo portfólio de papel cartão do
mercado, com produtos na linha duplex, triplex e SBS, que
têm entre suas principais qualidades a estrutura e apresen-
tação, que permitem a forte atuação da empresa não somen-
te no mercado de embalagens, mas também nos segmentos
promocional e editorial”, fala André De Marco, gerente de
Grupo de Produtos e Inovação da Suzano.
No começo deste ano, a empresa lançou o Art Premium PCR (post
consumer recycled, reciclado pós-consumo), uma linha de papel
cartão triplex com 30% de aparas pós-consumo recuperadas a
partir de embalagens longa vida TetraPak. “Para o desenvolvimen-
André De Marco, gerente de Grupo de Produtos e Inovação da Suzano:
“A Suzano tem o mais completo portfólio de papel cartão do mercado,
com produtos na linha duplex, triplex e SBS, que têm entre suas
principais qualidades a estrutura e apresentação, que permitem a forte
atuação da empresa não somente no mercado de embalagens, mas
também nos segmentos promocional e editorial.”
to da linha, foi instalada uma planta de reciclagem na fábrica de
Embu das Artes (SP) com capacidade para processar mil tonela-
das de embalagens longa vida, volume equivalente a 37 milhões
de embalagens, potencial que reduz a pressão sobre os aterros
sanitários das áreas metropolitanas. No processo de separação
dos componentes, as fibras de papel são usadas na fabricação do
Art Premium PCR, enquanto que o plástico e o alumínio restantes
obtidos no processo são vendidos para a Ciclo, fabricante de te-
lhas ecológicas 100% recicladas”, explica De Marco.
O projeto para a criação do Art Premium PCR começou em
2008, quando a Johnson & Johnson procurou a Suzano para
a elaboração de uma embalagem inovadora para o Band-Aid.
Além de certificada, desejava que a embalagem também tives-
se um forte apelo ambiental e social. Em seguida, a Suzano
firmou parceria com a TetraPak e a Ciclo, e com mais de 4
mil trabalhadores de 40 cooperativas de reciclagem que foram
envolvidas no processo. “O diferencial do produto é justamente
essa preocupação que a Suzano tem de fechar o ciclo de produção
de maneira responsável e comprometida com as melhores práti-
cas ambientais desenvolvidas”, observa.