Page 52 - 126

Basic HTML Version

ARTIGO
GRAPHPRINT OUT 12
52
O princípio de sustentabilidade em impressão digital de gran-
des formatos, de acordo com Daili Viana, supervisor de vendas
da Ampla, está muito mais condicionado à utilização e descarte
correto das mídias impressas do que do processo de impressão.
“Dispomos de tecnologia UV e solvente, cada uma com as suas
características de impressão e cura. Ambas são plenamente ali-
nháveis aos conceitos sustentáveis. O principal agente que requer
cuidados especiais de destinação são as mídias impressas inde-
pendente do tipo de tinta que é utilizada”, fala Viana.
Israel Kenan, diretor de negócios da HP Scitex Brazil, diz que os
equipamentos são sustentáveis e as tintas UV não são tóxicas
como as de base solvente. “Além disso, as tintas UV oferecem
secagem muito rápida e permitem velocidades altas, até 780 me-
tros quadrados por hora. A HP investe para garantir o sucesso de
nossos clientes. Tratamos cada venda como um projeto completo
e não simplesmente a venda de uma máquina, um hardware. Tra-
balhamos em conjunto com nossos clientes desde a preparação
do local para instalação até o desenvolvimento de aplicações e
melhoria de processos de pré-impressão, impressão e acabamen-
to”, acrescenta.
Argemiro Quio, gerente de produto para impressoras planas da
Heidelberg, observa que as impressoras da fabricante alemã po-
dem ostentar acessórios em prol da sustentabilidade. “Há os se-
cadores DryStar, refrigeração a água dos armários, central de ar
AirStar, sistema de controle de temperatura dos tinteiros e moto-
res principais sincronizados no modo synus-synchron que ajudam
na economia de energia. As impressoras da Heidelberg também
são integradas, através dos softwares da linha Prinect, com outras
áreas da empresa como pré-impressão, acabamento, gerencia-
mento de custos, entre outros, o que torna nossas impressoras
um excelente investimento”, explica.
Antes de entrar na questão da sustentabilidade, Manuel Faria, ge-
rente de vendas da linha inkjet para o Brasil da EFI, observa que
quando a pauta é sobre impressão de grandes formatos o diferen-
cial principal é a qualidade de impressão, e na demanda de super-
grandes formatos são levados em considerações a cura híbrida,
Alinhados ao meio ambiente
Fábio Sabbag
No mercado de impressão
de grandes formatos a
questão da sustentabi l idade,
fundamentada na ut i l i zação
de insumos ambi entalmente
responsáve is e matérias-primas
de fontes renováve is, é fonte
de acaloradas discussões