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Acabamentos Especiais
GRAPHPRINT SET 12
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Veloso Filho detalha os insumos que mais se destacam: “No pro-
mocional, os sistemas de vernizes combinados com efeito drip off
com especial atenção às versões em soft touch + high gloss , além
dos termo e foto cromáticos , que sempre geram diferenciações
muito interessantes de serem observadas nos impressos , onde
são aplicados; já no editorial há a última geração de vernizes semi
mate e mate em VBA , que configuram além de um melhor efeito
tátil ao leitor, uma melhor legibilidade e menor fadiga visual em
textos mais longos.”
À impressão digital
A consolidação da impressão digital proporciona ao impresso no-
vas tecnologias em seu acabamento. Para as gráficas rápidas, o
diretor comercial da Coverflex indica o digital fosco ou brilho, que
são filmes que proporcionam muito mais aderência. “O mercado
de laminação está crescendo ano após anos, pois verificamos os
lançamentos de equipamentos mais sofisticados, rápidos e mo-
dernos para o segmento de laminação melhorar cada vez mais”,
aponta Matheus.
Pires Filho indica os vernizes de acabamento cura UV com exce-
lente adesão sobre impressão digital. Para atender a demanda di-
gital, a Prolam criou a Prolam Digital. “Nela, os clientes encontram
toda a linha dos produtos convencionais, porém com comprimen-
tos de bobinas adequados ao segmento de tiragens menores. Com
isso, viabilizamos economicamente o custo do acabamento nos
digitais. Ofertamos também a linha ProlamHiTac, que tem como
diferencial o poder de adesão do termolaminado sobre impresso
base toner e que pode oferecer maior resistência ao processo de-
vido ao residual graxo previsto no processo. Lançamos em setem-
bro, a linha Extra Bond com capacidade de adesão 40% maior que
o HiTac”, explica Marcello.
A Overlake aposta nas customizações e nos produtos direcionados
para acabamento de impressos produzidos em impressão digital
nas versões VBA e UV que são formulações que levam em consi-
deração as características físico químicas e, sobretudo de tensão
superficial das camadas depositadas pelos diversos sistemas e
tecnologias que estão disponíveis nesses equipamentos digitais.
Ainda de acordo com o diretor de marketing da Prolam, a capa-
cidade de transferência de valor do laminado ao impresso é algo
que deve ser observado com carinho pelos gráficos. ”O desejo do
mercado em adquirir impressos laminados faz com que o produto
seja demandado em todas as regiões do Brasil. Como a capilarida-
de de vendas é fundamental no negócio da Prolam, além da sede
em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro e Recife, apresentamos ao
mercado a nova filial em Porto Alegre”, avisa.
Já a Premiata, de acordo com Alves, aposta na linha de vernizes
UV para promover melhor nível de aderência sobre impressão di-
gital. “Nossa meta é fechar o exercício de 2012 com crescimento
de 10%”, anuncia o assistente técnico da fabricante.
Almeida fala que a Printcor comercializa verniz base água com
resistência ao calor e produtividade na aplicação de dados va-
riáveis sobre o mesmo e também verniz UV brilho e fosco para
impressões feitas no segmento digital.
Francisco Veloso Filho,
diretor da Overlake:
O modelo de
negócios da
Overlake é baseado
na premissa de
oferecer uma ampla
linha de vernizes a
base de água, UV e
sistemas híbridos de
forma personalizada
e customizada.”
Rober Silva de Almeida, técnico do Grupo Printcor:
“Há ainda o compromisso com meio ambiente
e cumprimento das especificações dos
principais players no tocante aos vernizes serem
organolépticos. Além disso, existe o verniz base
água com percentual de fontes renováveis. Em
relação às especialidades, o verniz que apresenta
maior destaque é o acetinado que substitui
esteticamente uma aplicação de laminação BOPP.”