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O levantamento realizado pela Maxiquim a pedido da Associação
Brasileira dos Distribuidores de Resinas e Bobinas Plásticas de
BOPP e BOPET (Adirplast) é portador de uma boa notícia: os filmes
de BOPP têm apresentado um crescimento médio anual de 6% e
a tendência é que continuem crescendo em torno de 5% nos pró-
ximos anos. O crescimento médio mundial esperado é de 7% ao
ano, com destaque para China, Índia e Oriente Médio, com novas
capacidades produtivas em operação desde 2009.
No mundo, a demanda total de BOPP está na casa das 5,8 milhões
de toneladas por ano. O Brasil corresponde a aproximadamente
2,5% desse volume. Por aqui, o consumo per capita ainda é baixo
quando comparado ao resto do mundo. O BOPP, por exemplo, é um
recurso usual para a diferenciação do impresso. “Foi-se o tempo
em que o acabamento gráfico era visto apenas como mais uma
etapa do processo de produção. Pouca oferta de tipos de insumos,
pouca visibilidade dos impressos quanto à apresentação visual,
baixa produtividade e alto custo dos processos não empolgavam
os empresários. A evolução dos processos e dos insumos no Brasil
trouxe um significativo avanço, principalmente quando a aborda-
gem é feita pela valorização do aspecto visual e pelos ganhos da
proteção. Livros, cadernos, materiais promocionais e embalagens,
quando acabados com filme para termolaminação, vernizes, hot
Marcos Marcello, diretor de marketing da Prolam Termolaminação:
“Foi-se o tempo em que o acabamento gráfico era
visto apenas como mais uma etapa do processo de
produção. A evolução dos processos e dos insumos no
Brasil trouxe um significativo avanço, principalmente
quando a abordagem é feita pela valorização do
aspecto visual e pelos ganhos da proteção.”