Page 32 - 125

Basic HTML Version

DEMANDA
GRAPHPRINT SET 12
32
Consumo de livros
e publicações
impressas deve
movimentar R$
8,23 bilhões
De acordo com o Pyxis Consumo,
ferramenta de potencial de mercado
do Ibope Inteligência, a classe B será a
maior compradora
No dia em que teve início a 22ª Bienal Internacional do Livro de
São Paulo, dados do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensiona-
mento de mercado do Ibope Inteligência, mostram que os brasilei-
ros devem gastar R$ 8,23 bilhões em livros e publicações impres-
sas em 2012, um aumento de 14,5% em comparação com 2011.
A maior parte do potencial de consumo é da classe B, que cor-
responde a 24,45% dos domicílios e deve responder por 51,85%
desses gastos. A menor parte será das classes D e E, que, com
quase a mesma quantidade de domicílios da classe B (20,57%),
serão responsáveis por apenas 3,7%.
O Sudeste será responsável pela maior parte do consumo (54,7%),
com estimativa de gasto de R$ 59,60 per capita ao ano. A segunda
região do País que mais compra estes produtos é a Sul, responsá-
vel por 16,12% do consumo, com gasto per capita de R$ 56,50. O
menor consumo está na Região Norte, com apenas 5,17% do total
e média de R$ 35,54 por pessoa.
Na análise por classe e por região, a classe B continua na frente
em todas as regiões. Na Região Sudeste ela será responsável por
gastos de R$ 2,45 bilhões.
Diretrizes para a indústria de embalagens
2012
A Associação Brasileira da Embalagem norteia o setor de embala-
gem e oferece um estímulo para que a indústria, a partir do conhe-
cimento, invista em tecnologia e novos projetos e aprimoramento
de seus produtos
O Painel de Diretrizes, realizado recentemente, trouxe apresen-
tações que abordaram cinco tópicos de grande relevância para
o setor: inovação e lançamentos, consumo, varejo, tecnologia e
economia.
Falando sobre inovação e lançamentos, Fabio Mestriner apre-
sentou os números de lançamentos de embalagem no mundo
em 2012. No total foram lançadas 139.246 embalagens novas no