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GRAPHPRINT AGO 12
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HP Brasil anuncia expansão dos programas de sustentabilidade
ambiental no varejo e de combate à pirataria
A HP Brasil promoveu recentemente o “Fórum Pró-sustentabilidade, antipirataria”
para debater sobre o mercado de sustentabilidade ambiental, pirataria e apresentar
novas ações da marca para esses segmentos. O evento contou com a presença do
FNCP (Fórum Nacional de Combate a Pirataria).
“A HP desenvolveu esse evento como uma forma de educação aos consumidores
para que saibam diferenciar um produto original de um produto falsificado. Além
disso, queremos difundir os nossos programas de sustentabilidade e mostrar para
as pessoas cada vez mais como nos preocupamos com o meio ambiente”, diz Clau-
dio Raupp, vice-presidente da área de PPS da HP Brasil.
A falsificação de cartuchos de toner e tinta tem dinâmica similar à da falsificação de
remédios, uma vez que os consumidores pagam preços de produto original ou muito
próximos a isso, enquanto levam um produto remanufaturado em condições precá-
rias, afetando os consumidores, os canais revendedores e a imagem da marca HP.
Para enfrentar essa situação, a empresa lançou uma série de ferramentas que protegem todos os usuários, como por exemplo,
HP Autenticação móvel (ferramenta móvel de verificação da autenticidade de cartuchos originais HP por leitura de QR code), que
permite ao usuário verificar se os cartuchos que está usando são originais.
“Embora a prevenção seja a melhor maneira de evitar ser vítima de fraude, com a HP Autenticação móvel ajudamos os nossos
usuários a evitar que sejam enganados. Não é justo pagarmos por um produto de alta qualidade e recebermos em troca um
produto falsificado”, adicionou Gerardo Costes, gerente de comunicação de mercado para o grupo de imagem e impressão da HP
para a América Latina.
International Paper lança conteúdo
esclarecendo mitos sobre o papel
Questões como “o eucalipto seca o solo?”, “qual papel é ecologicamente mais correto: o branco ou o reciclado?” ou “papel
desmata florestas nativas?” estão presentes no dia a dia das pessoas, mas muitas vezes sem uma resposta correta, o que
acaba proporcionando a criação de mitos sobre a produção do papel. Diante desse cenário, a International Paper América
Latina (IP), fabricante das marcas de papéis Chamex, Chamequinho e Chambril, lança um livreto de sustentabilidade que visa
responder a todas as dúvidas sobre a produção e consumo do papel para imprimir e escrever, desde sua matéria-prima até o
processo de reciclagem.
Entre elas estão questões que geram dúvidas e que têm sido disseminadas de forma incorreta, como o impacto da produção
do papel na mudança climática; produtos químicos utilizados nessa produção; fertilidade do solo; consumo de água e energia.
Além disso, o livreto esclarece porque as florestas da International Paper não criam o chamado “deserto verde”, sobre o futuro
do papel e sobre a importância de conferir se o papel comprado é certificado, ou seja, se ele é produzido a partir de florestas
plantadas e com manejo sustentável.
“Acreditamos que com esse material poderemos desmitificar a ideia de que a produção de papel agride o meio ambiente,
e reforçar que o produto, se utilizado de fontes certificadas, é sustentável e pode conviver harmoniosamente com os meios
eletrônicos”, afirma Gisele Gaspar, gerente de comunicação corporativa da InternationalPaper.
Os exemplares serão distribuídos para clientes, fornecedores, profissionais da companhia, representantes das comunidades
onde a International Paper possui fábricas, além de formadores de opinião. Além disso, o conteúdo estará disponível nos sites
dos produtos da IP (Chamex, Chamequinho e Chambril), de forma a torná-lo cada vez mais acessível a todos.