PANORAMA
GRAPHPRINT AGO 12
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De acordo com estudo da IPC Marketing Editora, empresa especializada no cálculo de índices de poten-
cial de consumo, o consumo dos brasileiros registrará a cifra de R$ 2,725 trilhões em 2012, apresentando
um crescimento superior a R$ 273 bilhões quando comparado com o IPC Maps 2011 (cerca de R$ 2,45
trilhões).
Em termos reais, os cálculos do IPC Maps 2012 mostram que as despesas das famílias crescerão acima
do PIB, equivalente a 3,6%, indicando um aumento populacional da ordem de 0,8%. O estudo foi feito
com base em dados secundários atualizados, pesquisados em fontes oficiais de informação, utilizando
metodologia própria da empresa.
A população ultrapassará 194 milhões de pessoas, atualizada de acordo com os resultados do Censo
2010. O número de mulheres permanecerá maior que o de homens (51% contra 49%). A população urba-
na representará 84,4%, apontando um consumo urbano per capita anual de R$ 15.555,84. Neste ano, o
consumo da população residente na área rural chegará a R$ 176,6 bilhões, significando uma participação
de 6,5% na economia.
A tendência de crescimento da classe B, nos últimos anos, fica evidenciada, bem como a ampliação da
classe media, com a migração entre as classes C, D e E – tanto na participação do consumo como em
domicílios familiares. Nota-se que o Sudeste permanece na liderança nacional, ainda que com menor
participação. É seguido por um Nordeste estável, com o Sul em crescimento e Centro-Oeste e Norte com
forte presença. O País passa por uma acentuada interiorização setorial, com as capitais perdendo parti-
cipação no bolo da economia.
Consumo tende
a bater recorde
em 2012
Essa perspectiva revela significativa expansão na potencialidade de
consumo entre os brasileiros, já com os reflexos visíveis de uma segunda
onda migratória no extrato das classes sociais, formatando em losango a
nova escala social