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GRAPHPRINT AGO 12
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Posigraf é condecorada
com o Benny
A revista YachtBrasil, o Livro Mata do Uru e a revista Gráfica,
produzidos pela Posigraf, destacaram-se internacionalmen-
te pela qualidade de sua impressão e conteúdo gráfico. Com
os produtos, a Posigraf atingiu todos os níveis do Premier
Print Awards, um dos mais reconhecidos prêmios da área.
A revista YachtBrasil recebeu o “Prêmio de Reconhecimen-
to”. Já o livro “Mata do Uru” foi condecorado com o “Certi-
ficado de Mérito”. A revista Gráfica, por sua vez, recebeu a
mais alta honra: a estatueta Benny, considerada o “Oscar”
da categoria.
“Esse é mais um importante reconhecimento que coloca a
Posigraf em posição diferenciada no mercado gráfico edito-
rial brasileiro. “Prêmios como o Benny inspiram nossa em-
presa a investir ainda mais em tecnologia e conhecimento,
desenvolvendo produtos ainda melhores para nossos clien-
tes”, afirma Giem Guimarães, presidente da Posigraf.
Brasil atinge metas de
desenvolvimento da educação em
todas as etapas do ensino básico
O Brasil atingiu as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino
básico - anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio,
de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
de 2011, divulgado pelo Ministério da Educação nessa terça-feira (14).
Nos anos iniciais (segundo ao quinto), o Ideb nacional alcançou 5 e
ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,6), como também a pro-
posta para 2013, que era de 4,9. Nessa etapa do ensino, a oferta é
prioritariamente das redes municipais, que concentram 11,13 milhões
de matrículas, quase 80% do total.
O Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal
foi calculado em 5.222 municípios. A meta para 2011 foi alcançada por
4.060 deles (77,5%). Em 2005, quando o Ideb foi calculado pela primei-
ra vez, 57,55% das crianças nos anos iniciais estavam matriculadas em
escolas municipais de redes de ensino com avaliação abaixo de 3,8 -
média nacional de então. Com a evolução consistente do indicador nos
últimos anos, o percentual caiu para 17,09% em 2011.
Ainda em 2005, mais de 7,1 milhões de crianças estudavam nas es-
colas com o Ideb mais baixo (até 3,8). Esse número caiu para 1,9 mi-
lhão em 2011. Nos anos iniciais, consideradas as matrículas de redes
municipais com Ideb acima da meta de 5, o registro era de 2,87% das
crianças (cerca de 350 mil matrículas). No ano passado, o percentual
saltou para 38,04%, com 4,2 milhões de estudantes acima da meta
estabelecida.
Nos anos finais (sexto ao nono) do ensino fundamental, o Ideb nacional
atingiu 4,1 em 2011 e ultrapassou a meta proposta, de 3,9. Conside-
rada apenas a rede pública, o índice nacional chegou a 3,9 e também
superou a meta, de 3,7.
Assim como nos anos iniciais, a evolução constante do Ideb nos anos
finais do ensino fundamental garante o aumento da proporção de
matrículas nas faixas de índice mais elevado. Em 2005, 56,20% dos
estudantes da rede pública (7,5 milhões) concentravam-se em faixas
de Ideb inferiores a 3,4. Em 2011, o percentual caiu para 26,59% (3,2
milhões de matrículas). Redes com Ideb acima de 4,5 atendiam pouco
mais de 300 mil estudantes (2,44%). Agora, abrangem mais de 2 mi-
lhões (17,17% do total de matriculados).
De todos os municípios (cerca de 4,3 mil) submetidos à avaliação do
Ideb para os anos finais do ensino fundamental, 62,5% atingiram as
metas, que foram superadas também em todas as regiões do país.
Em termos nacionais, incluídos ensino público e particular, foi igualada
em 2011 a meta para o ensino médio, de 3,7. O indicador é obtido pelas
notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e
pela taxa média de aprovação percentual.