ACABAMENTOS GRÁFICOS
GRAPHPRINT AGO 12
20
Os cinco sentidos – audição, olfato, paladar, tato e visão – são
fundamentais para o relacionamento humano. Com eles o nosso
corpo percebe o que está ao nosso redor e nos ajuda a sobreviver
no ambiente em que vivemos. Em paralelo, na indústria gráfica, os
cinco sentidos já são trabalhados há vários anos com o intuito de
despertar o consumo, aumentar a leitura e dar ênfase a grandes
campanhas publicitárias.
Neste exato momento entra o segmento de acabamento gráfico,
que paulatinamente ganha corpo e infraestrutura. Hoje, as empre-
sas do setor estão mais bem preparadas, com modernos equipa-
mentos e soluções tecnológicas de aplicação. Nada mais natural
e saudável. A demanda é diferente e há uma miríade de exigên-
cias oriundas do próprio cliente final, uma vez que o consumo de
material gráfico tem a vantagem de acompanhar, por exemplo, o
aumento de renda da população. Estudos indicam que entre 2008
e 2016 a participação dos mercados desenvolvidos no consumo
familiar deverá saltar de 19,5%, em 2008, para 38,7% em 2016.
Pesquisas evidenciam ainda que o número de consumidores
ativos, definidos como pessoas entre 16 e 65 anos, deve con-
tinuar crescendo nos próximos anos em mercados emergen-
tes, mas deve se manter estável em mercados desenvolvidos.
Para acompanhar essas evoluções, o setor de acabamento gráfi-
co tem de investir em novas tecnologias e em equipamentos de
ponta. Bernardo Senatro Neto, diretor da Bergraf, avisa que nos
últimos dez meses a empresa dobrou a sua capacidade instalada
e os investimentos são constantes. “A Bergraf sempre contou com
a melhor tecnologia disponível no mundo em seu parque gráfico.
A empresa acredita que a alta tecnologia, foco no cliente, preços
Uma miríade de ofertas há quando a pauta é acabamento gráfico. Empresas estão
prontas para atender demandas inéditas, como a da impressão digital, por exemplo
Os sentidos da impressão
Fábio Sabbag
Daniel Santos, diretor comercial da SP Solutions:
“A empresa investiu em uma máquina de aplicação UV total. Sentimos
que há uma grande dificuldade nesse tipo de acabamento. O nosso
diferencial é fruto de um atendimento superdiferenciado, que caminha
junto e oferece situações de inovação. A SP Solutions trabalha no ritmo da
cidade, 24 horas, e isso faz a diferença.”
e prazos de entrega competitivos, somados ao excelente corpo
operacional, são os elementos primordiais para a diferenciação”,
completa.
Daniel Santos, diretor comercial da SP Solutions, cita que a em-
presa investiu em uma máquina de aplicação UV total. “Sentimos
que há uma grande dificuldade nesse tipo de acabamento. O nos-
so diferencial é fruto de um atendimento superdiferenciado, que
caminha junto e oferece situações de inovação. A SP Solutions
trabalha no ritmo da cidade, 24 horas, e isso faz a diferença”, res-
salta Santos.
Atualmente, a Croma, conforme Vanice Cecilia Zanoni, diretora,
investiu em equipamentos para a produção de microcápsulas.
“Nosso diferencial está nos produtos que são aplicados. A Croma
tem muitos produtos diferenciados, além da aplicação de aroma
no papel. Outras empresas do setor também podem se diferenciar
aplicando nossas tintas e vernizes especiais”, avisa Vanice.
Ninian Richardson, diretor da UvPack, diz que, além de ser pioneira
no Brasil em acabamentos especiais, a empresa constantemente
lança novidades no mercado gráfico. “Com uma equipe capaci-
tada e equipamentos modernos, a UVPack conseguiu consolidar
parcerias com seus clientes, tudo isso com base na confiança,
bom atendimento, processos cada vez mais rápidos e eficientes.