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GRAPHPRINT AGO 12
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acontece
no mercado
Projeto Impressions
O Instituto de Embalagens divulgou um projeto inovador para a indústria cos-
mética. O resultado do projeto foi um elegante perfume feminino fabricado pela
Hinode que ficou exposto no estande do Instituto de Embalagens durante os três
dias da FCE Cosmetique e FCE Pharma.
O Impressions contou com uma embalagem inspirada no movimento impressio-
nista que tem uma flor no layout para valorizar os tons florais da composição da
fragrância. O cartucho, com berço embutido, foi produzido pela Gráfica Gonçal-
ves, que por meio da metalização e aplicação de vernizes especiais possibilitou
um jogo de cortes e recortes que brincam com os efeitos brilho e fosco do
cartucho.
O perfume também recebeu o envoltório de BOPP aplicado pela envolvedora de
filme modelo Sollas 20, da holandesa Sollas, empresa especializada no seg-
mento cosmético. A estrutura do cartucho foi obtida pela utilização do papel
cartão FBB GC1 Speciala da Ibema, especialmente produzido para produtos cos-
méticos. A laminação do filme metalizado foi feita pela Málaga.
Os americanos estão consumindo mais livros eletrônicos. Isso é o
que revela uma pesquisa realizada pela Bowker, empresa que atua
no segmento de informação bibliográfica.
A venda de obras literárias nos Estados Unidos cresceu 6% no úl-
timo ano, passando de 328.259 títulos em 2010 para 347.178 em
2011. O impulso no consumo, segundo a Bowker, deve-se quase
que exclusivamente ao mercado de autopublicação, que apresen-
tou a maior alta nos últimos quatro anos: quase 60%. Já os gastos
com livros eletrônicos (ou e-books) tiveram um incremento consi-
derável nas vendas naquele país, passando de 2% em 2010 para
7% em 2011.
Os e-books passaram a representar 14% das unidades comercia-
lizadas nos EUA. Em 2010, era de 4%. Além disso, a Bowker, que é
responsável pela concessão de ISBNs (International Standard Book
Number) nos EUA, registrou no ano passado mais de 211 mil auto-
publicações, sendo 41% livros eletrônicos, quase 60% a mais do
que em 2010. Vale lembrar que nem todos os materiais desse setor
levam ISBN.
Outra pesquisa, realizada na Inglaterra e encomendada pelo
Writer’s Workshop, mostra que a maioria dos autores britânicos
consultados (60%) consideram a possibilidade de eliminar seus
editores para autopublicar seus livros. Ainda na mesma divulgação,
74,2% dos entrevistados responderam sim para a questão: “Se e-
Pesquisa mostra que e-books representam 7% dos gastos
com livros nos EUA
-books continuarem a ganhar mercado, você consideraria eliminar
sua editora?”.
Já no Brasil, o mercado de autopublicação também está crescen-
do. O portal Perse, que trabalha com impressão por demanda e
e-books, registrou uma considerável alta de publicações em me-
nos de um ano de atuação. No segundo semestre de 2011, foram
publicados 200 livros. Neste ano, até o final do mês de maio, o
número pulou para mais de 700 títulos. Uma das explicações para
esse aumento é a facilidade que os autores encontram em publicar
as suas obras através de serviços como esse. Além de terem ao
alcance das mãos o poder de decisão sobre sua publicação, tam-
bém contam com sistema de impressão sobre demanda e versão
digitalizada (os e-books).
Com valores mais baixos, os títulos eletrônicos têm a vantagem de
serem acessados logo após a compra, em qualquer lugar do mundo.
Para aumentar o alcance dos livros virtuais entre seus usuários, a
Perse realizou parcerias com grandes lojas do ramo, como as ame-
ricanas Amazon e Xeriph e as brasileiras Livraria Cultura, IBA, Ponto
Frio, Livraria da Travessa, Gato Sabido e Nuvem de Livros.
“Estamos em um mercado que tem crescido muito. A autopublica-
ção já conquista a confiança de autores de todo o território nacional,
que utilizam o nosso sistema para viabilizarem a difusão de suas
obras”, afirma Antônio Hércules Jr., sócio e diretor geral do PerSe.