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Sustentabilidade
GRAPHPRINT JUL 12
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organizações formaram um conselho deliberativo presidido pela
BM&F Bovespa, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem
como missão garantir um processo transparente de construção do
índice e de seleção das empresas.
Posteriormente, o conselho passou a contar também com o Pnu-
ma, Ibracon e Gife em sua composição. A Bolsa é responsável pelo
cálculo e pela gestão técnica do índice. (Mais informações no site:
http://isebvmf.com.br/)
Na opinião da gerente de responsabilidade social e sustentabili-
dade da International Paper, no Brasil, importantes avanços que
se traduziram na forma de lei ainda precisam de ajustes e maior
aplicabilidade. “Esse é um processo que deve envolver todos os
setores da sociedade, que podem agregar valor e força, visando
uma mudança concreta e positiva na aplicação das políticas so-
ciais e de desenvolvimento do Brasil”, argumenta.
Para Tadeu de Souza, diretor comercial, e Rodrigo Vaz Domingues,
coordenador meio ambiente, ambos profissionais da MD Papéis,
as políticas públicas que premiam e estimulam a sustentabilida-
de no Brasil existem, mas precisam ser norteadas, principalmente
aos ramos social e econômico, e sistematizadas no âmbito am-
biental, tanto nas esferas federal, estadual e municipal.
André Barbosa, diretor comercial da Sanzana, uma pequena em-
presa, diz que recebeu convites e tem muitas dificuldades para
executar qualquer projeto nessa área. “O fundador da empresa,
David Sanzana, é muito preocupado com a questão ambiental,
mas ajuda e reconhecimento estão longe de ser realidade em
nosso país. Para empresas pequenas, então, não há nada”, fala
Barbosa.
Meng, da Papirus, toca num ponto interessante: “Deveria ser as-
sim no Brasil, mesmo porque o Plano Nacional de Resíduos Sóli-
dos estimula, de forma compulsória, um dos pilares da sustenta-
bilidade. Mas o que dizer da tributação? No nosso caso, catadores
de papel retiram do lixo materiais que são novamente utilizados
para a produção de bens, que são novamente tributados. Enquan-
to não houver um benefício tributário para materiais reciclados,
não há como promover a reciclagem em todo o seu conceito. Já
vimos instituições financeiras migrarem do uso de papel reciclado
para papel virgem por conta da redução de custos. O que faz um
papel reciclado ser mais caro que um papel de fibra virgem são
os impostos.”
André Barbosa, diretor comercial da Sanzana:
“O fundador da empresa, David Sanzana, é
muito preocupado com a questão ambiental,
mas ajuda e reconhecimento estão longe de
ser realidade em nosso país. Para empresas
pequenas, então, não há nada.”
José Reinaldo Marquezini, gerente técnico do Grupo Bignardi:
“Acredito que com toda a discussão que
existe sobre sustentabilidade, o evento Rio+20
e a Política Nacional de Resíduos Sólidos
devem contribuir para esta realidade mudar.”
Marcelo Meng, gerente técnico da Papirus:
“O Plano Nacional de Resíduos Sólidos estimula,
de forma compulsória, um dos pilares da
sustentabilidade. Mas o que dizer da tributação?
No nosso caso, catadores de papel retiram do
lixo materiais que são novamente utilizados
para a produção de bens, que são novamente
tributados. Enquanto não houver um benefício
tributário para materiais reciclados, não há
como promover a reciclagem em todo o seu
conceito. Já vimos instituições financeiras
migrarem do uso de papel reciclado para papel
virgem por conta da redução de custos. O que
faz um papel reciclado ser mais caro que um
papel de fibra virgem são os impostos.”
Marquezini acredita que as políticas públicas ainda são tímidas e
não saem do discurso. “Porém, acredito que com toda a discussão
que existe sobre sustentabilidade, o evento Rio+20 e a Política Na-
cional de Resíduos Sólidos devem contribuir para esta realidade
mudar”, aposta o gerente técnico do Grupo Bignardi.
Bonet conta que em relação à reciclagem não há no Brasil uma
política pública que favoreça ou estimule essa atividade. “Estudos
mostram que 25% do lixo urbano é composto de papel. Caso reci-
clássemos todo esse volume, uma cidade como São Paulo econo-
mizaria US$ 30 milhões por ano em limpeza pública, além de obter