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GRAPHPRINT JUL 12
Adesivos
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Foco no segmento de comunicação visual
O Tyvek, da DuPont, é um material conhecido para aplicação em adesivos. A
novidade aqui é que a DuPont vai focar a sua aplicação muito mais no mercado
de comunicação visual, como vitrines, cenários e envelopamentos. “O Tyvek é
resistente à umidade, não se degrada, não rasga e pode ser lavado. O material
também pode ser utilizado em ambientes externos e internos. Outra vantagem
de adesivos com Tyvek é a sua durabilidade: o material não amarela nem perde
sua característica visual, sendo muito utilizado para envelopamento de mobili-
ário, decoração de vitrines e em produtos de longa vida, como vinhos, etiquetas
para extintores, brinquedos, etc.”, fala Luis Eduardo Tolosa, diretor de marketing
para DuPont Protection Tecnologies.
Por serem mais leves que o papel, os adesivos facilitam a logística de locomoção
e podem ser utilizados em qualquer tipo de superfícies. “Outro grande diferencial
é que Tyvek é 100% reciclável e seu ciclo de produção necessita de pouca energia,
o que ajuda ainda mais a prevenção do ambiente. Lançamos o Tyvek já metalizado,
que possibilita a impressão sobre a parte laminada”, revela Tolosa.
Tecnologia
A Amazonas vem com o adesivo termofusível de poliuretano reativo hot melt Puram.
“Essa nova geração de adesivos é distinguida particularmente por sua tremenda
adesão em substratos de difícil ancoragem. Após a reação, o filme Puram mostra
alta flexibilidade em temperaturas altas e baixas; brochuras ligadas com Puram
não apresentam perda de qualidade em temperaturas de até 120°C e permanecem
elásticas ao invés de se tornarem frágeis mesmo a temperaturas com menos de
40°C. Mesmo após a cura final, a lombada do livro permanentemente retém a forma
arredondada graças às propriedades físicas do Puram”, explica Wirz, acrescentando
que o processo de reciclagem também se beneficia da extrema rigidez do adesivo,
já que pode ser filtrado com facilidade durante a recuperação do papel.
Na opinião de Renata, a tecnologia mais inovadora é a criação de filmes autoade-
sivos ecologicamente corretos. “A 3M já iniciou essa transição para uma linha de
produtos mais ecológicos por meio da exclusiva tecnologia +Green. Esse avanço di-
reciona a 3M para um novo patamar. Todas essas mudanças acompanham as novas
tendências do mercado de comunicação visual”, observa a product manager da 3M.
Patricia, da Colacril, conta que na fabricação de um autoadesivo existem vários
processos de inovação que podem oferecer um melhor produto final aos gráficos:
“Acreditamos também que os cuidados no acabamento das folhas são essenciais
para uma boa performance. Por isso, investimos em equipamentos que cortam as
folhas com ângulos laterais precisos, garantindo um perfeito esquadro. Isso tudo
proporciona um ótimo desempenho no controle de registro de impressão”, fala.
Gonzalez explica que, atualmente, a indústria trabalha com adesivos que chegam
a 220ºC: “Há algum tempo, falávamos em 180ºC. Esse aumento de performance
acompanha as necessidades do segmento.”
Ronaldo Mello, vice-presidente e gerente geral
da Avery Dennison América do Sul, divisão de
materiais para rótulos e embalagens:
“O Global MDO digital melhora
a produtividade para os
convertedores e donos das
marcas que buscam diferenciação
no ponto de venda e eficiência
operacional. Trata-se de um
produto digital com excelente
qualidade de impressão e
ótima adesão. A resistência
excepcional é garantida pelo
filme MDO de 50 micra e pelo
liner de poliéster de 23 micra,
que eliminam as paradas de
máquina por quebra.”