Page 16 - 123

Basic HTML Version

ADESIVOS
GRAPHPRINT JUL 12
16
Livres de solventes, os hot melts têm evoluído com a introdução
de novas matérias-primas, que os deixam ainda mais versáteis e
aptos a encararem os desafios de aplicações em novos segmen-
tos, substituindo os adesivos com base solvente.
Além disso, os segmentos em que a sua aplicação já é tradicional
também vêm apresentando evolução, como é o caso das emba-
lagens, em especial as alimentícias, que vêm se desenvolvendo
na esteira do crescimento do consumo de alimentos prontos ou
semiprontos, causado pelo aumento da participação das mulheres
no mercado de trabalho e pelo incremento no número de pessoas
morando sozinhas. Outro segmento em que esses adesivos vêm
apresentando crescimento é o de higiênicos descartáveis, bem
como o automotivo.
O lançamento da Amazonas é o hot melt Puram, indicado para
substituir a cola convencional e também as costuras em revistas e
livros com capas flexíveis. “O Puram apresenta maior resistência
Além da sustentabilidade evidente, os adesivos dão resistência e
flexibilidade aos impressos. Atentos ao movimento do mercado,
fabricantes têm produtos voltados à impressão digital, por exemplo
Heróis da resistência
Fábio Sabbag
a forças mecânicas e mudanças de temperatura, evita a quebra e
oferece ao material mais flexibilidade e resistência. Indicado para
colagem de lateral de livros, revistas, catálogos, montagem de ca-
pas, blocagem e encadernação. O adesivo proporciona economia
de energia e materiais, melhorando as condições de trabalho e a
segurança do produto final”, fala Rafael Wirz, supervisor de ma-
rketing da empresa.
Já a Colacril vem com uma linha de adesivos permanentes, remo-
víveis, para alta e baixa tiragem, tanto em acrílico como hot melt
borracha. “Lançamos o Colacril BOPP Gráfico, desenvolvido espe-
cialmente para impressão offset, sem UV, com frontal em BOPP
branco, brilho, adesivo acrílico permanente e liner em papel cuchê
de 120g/m². É indicado para rótulos e etiquetas autoadesivas que
requeiram excelente qualidade gráfica, printabilidade, brilho, re-
sistência, durabilidade e adesão”, fala Patricia Lombardi, gerente
de marketing do Grupo CCRR.