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GRAPHPRINT ABR 12
Software
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Curtas do setor
• A estratégia de expansão da Calcgraf envolve também parcerias com escolas Senai de vários pontos do País e Sindigrafs regio-
nais. “O acordo com o Senai vem possibilitando a inserção de treinamento no módulo de Orçamento e Mapa de Custos do Webgraf
na grade curricular de cursos técnicos voltado para o setor gráfico. A Calcgraf prepara os professores e as aulas acontecem no
laboratório de informática das escolas. Este ano, cerca de 600 alunos devem receber o treinamento, que será realizado nas esco-
las Senai de Barueri, Bauru, Curitiba, Goiás, Rio de Janeiro, Salvador, Aracajú e Maceió.
• De acordo com Barbosa, a Metrics é a primeira empresa de software da América Latina a receber oficialmente a certificação
JDF. O JDF permite a criação de fluxos de produção completamente automatizados através da troca de instruções entre o sistema
de gestão, software e equipamentos de pré-impressão, impressão e acabamento. “Sua utilização possibilita o avanço de novas
aplicações, inclusive com o uso da internet para conexão direta entre os clientes da gráfica e suas áreas de produção e adminis-
tração, incentivando o trabalho colaborativo”, avisa Barbosa.
• Fundada em 1994, a Zênite está localizada em Belo Horizonte (MG). “Os clientes e funcionários dispõem de salas de treinamento
informatizadas e climatizadas para treinamento dos softwares, restaurante interno, salão de jogos, auditório e toda estrutura ne-
cessária para o perfeito aprendizado nas soluções gerenciais para gráfica da Zênite Sistemas. O treinamento para os clientes na
sede em BH é gratuito”, fala Guimarães.
integrado e o gestor do negócio tem aces-
so a uma visão panorâmica e em tempo
real de tudo o que acontece em todos
os processos do negócio, obtendo infor-
mações consistentes que são base para
tomada de decisão eficaz e rápida”, fala
o diretor geral da Metrics, acrescentan-
do que, como no momento há uma for-
te pressão pela redução de custos com
crescente exigência de qualidade, não
basta investir apenas em maquinário, é
preciso explorar ao máximo os recursos
já existentes para que se produza o dife-
rencial estratégico.
Integração definitivamente é o xis da
questão. “Além da integração entre as
áreas que proporciona um aprimoramen-
to do controle operacional e gerencial
da empresa, otimização de recursos e
redução de custos, pode-se citar, como
vantagens da implantação de um sis-
tema integrado de gestão: eficiência e
precisão na realização de orçamentos;
Eliziario Rodrigues, sócio e diretor da ERF Print:
“O gráfico ainda não está acostumado a gerenciar a empresa por
meio de indicadores de desempenho e tomar decisões rápidas.
O ramo é muito carente nesta questão se compararmos com
outros segmentos, como metalúrgico, alimentício, automobilístico,
farmacêutico, químico. O gráfico não está acostumado a analisar
o pós-cálculo.”
agilidade na área comercial; melhora
no atendimento ao cliente; perfeito flu-
xo de informações na cadeia produtiva;
eficiente gestão de materiais; controles
de produção e pós-cálculo, além de con-
troles gerenciais e mobilidade com uso
da internet”, fala Karina.
Guimarães lembra que, além do controle
de custos, um sistema gerencial mostra
ao empresário o retorno do seu investi-
mento, ajuda na tomada de decisões e or-
ganiza os fluxos dentro da empresa para
ter um crescimento sustentado.
De acordo com Rodrigues, a informatiza-
ção da empresa é importante, pois propor-
ciona excelência nos processos produtivos
e administrativos. “O software atua como
um termômetro empresarial, evidencian-
do se a mesma está com febre ou doente.
Para descobrir estes e outros sintomas há
softwares indicadores de desempenho”,
conclui o sócio e diretor da ERF Print.