Page 62 - 120

Basic HTML Version

SOFTWARE
GRAPHPRINT ABR 12
62
A empresa que não foca o lucro, desconsidera a sua própria mar-
ca, não simula preços em decorrência das alterações nas deman-
das e dissocia setores intimamente ligados ao que diz respeito ao
preço, evidentemente, começa a desenhar sua derrocada.
No cenário gráfico moderno, as empresas não têm como continuar
atuando de forma descoordenada, sem sinergia entre pré-impres-
são e acabamento. As margens menores não deixam espaço para
devaneios empresariais, como falta de planejamento e controle da
informação cotidiana.
Para auxiliar os gráficos nessa árdua tarefa de domínio geral das
informações de sua gráfica, as empresas desenvolvedoras de sof-
twares pensam nas mais diversas alternativas. Por isso, de acor-
do com Osmar Barbosa, diretor geral da Metrics, o software tem
como objetivo organizar todas as informações e processo de uma
organização, fornecendo ao gestor dados confiáveis. “Dentro de
uma gráfica, o uso de um sistema traz muitos benefícios, uma
vez que este automatiza e integra os processos desde a área de
vendas, passando pela produção e administração. Dessa forma,
podemos dizer que sua função é racionalizar e automatizar os
Nas proficuidades
do sistema
Crescente em recursos, os softwares de gestão são
essenciais para o fornecimento de informações vitais.
Lucro, preço, consumo e gasto, entre outros pontos,
tornam-se claramente evidentes
processos, promovendo a redução de custos pela eliminação de
desperdícios, redução do retrabalho e ganho de eficiência”, avisa
Barbosa.
Na opinião de Walter Guimarães, sócio e diretor da Zênite Siste-
mas, o achatamento nos preços dos serviços gráficos continua
sendo o calcanhar de Aquiles da maioria. “Uma gráfica necessita
da informática para o processamento dos dados referentes ao seu
processo produtivo e principalmente gerenciamento dos custos
envolvidos em todas as etapas de produção. Acredito que os em-
presários gráficos estão passando por um momento de mudanças
em suas concepções; notaram que precisam aumentar a profis-
sionalização de suas empresas e os sistemas de gestão são fun-
damentais nesse processo, pois aceleram a tomada de decisão,
organizam os fluxos dentro da empresa e mostram para o em-
presário o retorno de sua atividade”, observa Guimarães, acres-
centando que não adianta o empresário comprar uma máquina
impressora de ultima geração se não tiver um sistema que vai
ajudá-lo a gerenciar a produção, precificar os serviços e avaliar o
retorno do investimento.
Fábio Sabbag