Page 54 - 120

Basic HTML Version

INDÚSTRIA EM DESTAQUE
GRAPHPRINT ABR 12
54
A Eastman Kodak Company anunciou a criação de uma nova es-
trutura para incrementar a produtividade, reduzir custos e acele-
rar sua transição para uma companhia totalmente digital. Sob a
nova estrutura, a Kodak reduzirá o número de segmentos em que
atua, limitando-os de três para dois – o segmento Comercial e o
segmento de Consumo –, os quais se reportarão diretamente ao
chefe de operações, Philip Faraci, que continuará atuando como
presidente e chefe de operações; e a Laura Quatela, recentemente
nomeada também como presidente e chefe de operações.
Faraci terá seu foco voltado ao segmento comercial, vendas e
operações regionais, enquanto Laura focará no segmento de con-
sumo e em algumas funções corporativas. Por sua vez, os dois
executivos se reportarão a Antonio Perez, chairman e chefe execu-
tivo, que terá, ainda sob seu comando, as áreas financeira, técni-
ca, marketing e o conselho geral. “Com a transformação da Kodak
em uma companhia totalmente digital teremos, diante de nós, um
mercado totalmente diferente em relação ao que estávamos acos-
tumados. Assim, precisamos nos organizar e nos preparar para
essa evolução. Essa nova estrutura simplifica a organização, foca
de forma mais precisa em nossos clientes das áreas de consumo
e comercial, e coloca as pessoas certas nos lugares necessários
para capitalizarmos nossa tremenda capacidade tecnológica.
Essa nova estrutura altera também a destinação de nossos re-
cursos para produtividade, de forma que continuaremos a reduzir
nossos custos administrativos, promovendo mais eficiência. Es-
tamos confiantes que essas mudanças darão suporte aos nossos
esforços e nos abrirão novas oportunidades”, explica Perez.
Em voga desde janeiro
As mudanças anunciadas pela Kodak já estão em voga desde ja-
neiro deste ano. Sob a nova estrutura, os segmentos Comercial
e de Consumo substituirão as antigas divisões Graphic Commu-
nications Group (GCG), responsável pelos equipamentos digitais
para artes gráficas, consumíveis e softwares para impressão co-
mercial e editorial; Consumer Digital Imaging Group (CDG), focado
em soluções para captura e impressão de imagens; e Film, Pho-
Kodak cria estrutura de negócios
para acelerar transição para o digital
Novos segmentos comercial e de
consumo terão foco nos
respectivos tipos de clientes; nova
estrutura de COO será liderada por
Philip Faraci e Laura Quatela
tofinishing and Entertainment Group (FPEG), englobando filmes,
fotoacabamento e papéis fotográficos.
 O segmento Comercial agora passa a abranger as antigas áreas
de Graphic Communications e, além disso, duas linhas de produtos
que, anteriormente, estavam sob a batuta da divisão Imagem de
Entretenimento e Filme Comercial (FPEG). Já o segmento Consumo
ficará responsável por todas as soluções da divisão CDG e outras
três linhas de produtos que, antes, pertenciam à divisão (sistemas
de saída e papel, soluções para imagens de evento, filmes para
consumo e propriedade intelectual).
O segmento de Consumo terá como presidente Pradeep Jotwa-
ni, que, anteriormente, ocupava o cargo de presidente da divisão
CDG. Jotwani também manterá as funções de diretor de marketing
e se reportará diretamente ao CEO da companhia. Timothy Lynch,
diretor da divisão de Propriedades Intelectuais, permanecerá co-
ordenando as soluções da Kodak para esse setor, reportando-se
diretamente a Laura.
Já no segmento Comercial, haverá a direção de três executivos:
Brad Kruchten, que era presidente da divisão FPEG, que foi anun-
ciado como presidente para os negócios Gráficos e de Entrete-
nimento & Filmes Comerciais (Enternainment & Commercial Film
Business), o qual inclui soluções de pré-impressão, entretenimen-
to, imagem, consumíveis e filmes comerciais; Douglas Edwards,
atual gerente-geral para soluções de pré-impressão, que foi anun-
ciado como presidente dos negócios Digital & Functional Printing;
e Dolores Kruchten, gerente-geral para soluções de negócios e
serviços, que foi anunciada como presidente dos negócios En-
terprise Services & Solutions, que inclui tecnologias de scanner,
softwares para workflow e serviços.
Outro setor que acompanhará as mudanças organizacionais da
Kodak será o Financeiro. Dessa forma, os tradicionais reports fi-
nanceiros da companhia passam a ser emitidos a partir do pri-
meiro trimestre de 2012 também será publicado um comparativo
entre os segmentos Comercial e Consumo. Além disso, Patrick
Sheller, recentemente nomeado como presidente do conselho,
também ocupará o cargo de chefe administrativo e foi eleito pelo
conselho de diretores como vice-presidente sênior.
Como chefe administrativo, Sheller será responsável por algumas ati-
vidades diárias da companhia, incluindo as áreas Jurídica e de Recur-
sos Humanos, sistemas mundiais de informação, comunicados e pu-
blicações, e áreas relacionadas à saúde, meio ambiente e segurança.
Como presidente do conselho, ele se reportará diretamente a Perez, e,
como chefe administrativo, a Laura. Sheller continuará servindo como
secretário do conselho de diretores da empresa.