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INFORME PUBLICITÁRIO
GRAPHPRINT MAR 12
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A participação da Protograf no Proje-
to Procompi Gráfico, realizado no Rio
de Janeiro, em parceria com a Firjan
e com o Sebrae, foi um grande su-
cesso que contou com a parceria dos
gráficos locais
No primeiro semestre de 2011, a Pro-
tograf foi convidada para participar
do processo licitatório, promovido
pelo Sigraf – RJ, que tinha como ob-
jetivo buscar a certificação FSC para
25 empresas no menor tempo possí-
vel de certificação.
“Fomos contemplados com a escolha
não somente por questões de custo,
mas também por toda história e com-
promisso consolidados durante todos
estes anos de atuação no mercado. O
grande projeto fora então idealizado
por Carlos Augusto Di Giorgio, presi-
dente do sistema Sigraf/Abigraf-RJ/
Funguten, e Rodrigo Montenegro, do
Sebrae/RJ. “Contando com o efetivo
suporte dos apoiadores, Di Giorgio
e Montenegro elaboraram um plano
de ação em busca dos recursos fi-
nanceiros que pudessem auxiliar as
gráficas na obtenção da certificação
FSC. Concretiza-se, assim, o projeto
Procompi-RJ”, fala Marcos Proto,
sócio-diretor da Protograf.
Após meses de trabalho, a parceria
Atuação da Protograf
no Rio de Janeiro
Por Marcos Proto*
se consolida e fornece condições especiais aos gráficos participantes. “Por meio do
Procompi-RJ, os gráficos conseguiram preparar os respectivos parques gráficos, enten-
dendo também processos, procedimentos e normas exigidos pelo órgão certificador e
avaliados em auditoria”, fala Proto.
Ainda de acordo com Proto, para a Protograf foi um grande marco planejar e execu-
tar todos os processos, treinar as equipes e os setores envolvidos diretamente com os
produtos certificados. “Preparamos a estrutura administrativa e produtiva para envolvi-
mento nos processos de controles operacionais. Motivamos os colaboradores que até
então desconheciam o real propósito da conquista da certificação e, principalmente, o
papel que exercemos ao participarmos de uma cadeia de empresas certificadas com
responsabilidades sustentáveis”, diz Proto.
Agradecemos as 25 gráficas que confiaram na Protograf e tornaram livre nossa atuação
em seu cotidiano. A praticidade empregada pelo setor empresarial resultou em: 25 em-
presas gráficas certificadas FSC; 59 empresários do setor gráfico; 50 novos gerentes e
sub-gerentes do processo FSC; 398 profissionais administrativos; 25 gerentes de produ-
ção; 1.276 colaboradores da produção e fabricação direta do produto; 32 coordenadores
de estoque de matéria-prima; 76 operadores de logística; 164 empresas de manuseio
em acabamentos gráficos; quatro empresas de bureau para fechamento de arquivos.
“Ao todo 2.109 pessoas participaram do projeto desenvolvido em aproximadamente três
meses. Implementamos, com eficácia, nossa metodologia de atendimento de consulto-
ria para certificação FSC, que é desenvolvida dentro de um processo de engenharia e
aplicada por meio de processos já existentes na empresa. Iniciamos ainda algumas em-
presas que, além de fabricarem produtos certificados FSC, irão atuar com novos concei-
tos, como melhor rentabilidade e um maior controle no desperdício de matérias- primas.
Por meio da metodologia aplicamos os treinamentos, desenvolvemos os documentos
de controles atrelados ao manual de procedimento e ao mesmo tempo capacitamos as
equipes de trabalho para desempenharem os processos”, fala Proto.
O papel da empresa certificadora Control Union, escolhida pelos organizadores do proje-
to, foi de grande apreço, pois quando a Protograf encerrava a preparação das gráficas as
auditorias para indicação da certificação vinham em processos sequenciais. “Isso nos
deu margem para outras atividades. A agilidade permitiu também futuras implantações.
Completamos nossas atividades com os certificados emitidos em 12 dias depois da
auditoria realizada, e atestadas em suas conformidades pelo órgão certificador exercido
com competência e profissionalismo em prol das empresas participantes”, avisa Proto.
O Procompi-RJ terminou com todas as empresas certificadas FSC e um índice total de
aproveitamento. “As empresas podem exercer a fabricação de produtos certificados FSC
no mercado nacional e na exportação de produtos personalizados como marca registra-
da e fabricada no Brasil com o selo verde.
Para Ana Arroio, da Firjan, o setor gráfico buscou a certificação FSC para, além de ganhar
o mercado, reforçar o compromisso ético com a ecologia.
*Engenheiro mestrado em processos gráficos focados na qualidade e produtividade pela
Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e sócio-diretor da Protograf – lead assessor ISO
9001, gestor da qualidade, meio ambiente, certificações e produção industrial gráfica