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ESPECIAL KODAK
GRAPHPRINT MAR 12
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O empresário e inventor americano George Eastman se tornou
fascinado pela fotografia em 1874. Pioneiro do processo de pro-
dução de chapas fotográficas secas, ele fundou a Eastman Dry
Plates and Film Company para produzi-las. Em 1889, Eastman
patenteou o sistema de aplicação da emulsão fotográfica sobre
o rolo de papel flexível, processo cujo princípio foi estabelecido
por um estudante de química que trabalhava em sua empresa,
Henry Reichenbach. O rolo de filme sobre base transparente veio
a substituir as placas de vidro, que eram frágeis e de difícil manu-
seio. Porém, o filme de papel sensível gerava imagens granuladas
e mais tarde foi substituído pelo filme de nitrato de celulose, um
material inquebrável.
Eastman, então, cria a marca Kodak. Sua primeira câmera era
uma caixa de madeira portátil com uma única lente e obturador de
uma fração de segundo. Essa câmera era pré-carregada com um
filme suficiente para 100 exposições. Depois que todos os nega-
tivos eram expostos, a câmera era enviada à fábrica para revelar
o filme. As cópias eram entregues ao proprietário junto com os
Legado não
quebra
Com o pedido de concordata, Kodak pretende reforçar
a liquidez mundialmente e solucionar a situação dos
passivos. Legado, no entanto, é inexorável
Fábio Sabbag
negativos e a câmera recarregada. Em 1901, Eastman introduziu a
câmera Brownie com filme em rolo.
A partir dessa evolução, a fotografia deixou de ser, definitivamen-
te, uma atividade de elite. Todo mundo podia registrar suas ima-
gens favoritas. O filme transparente e flexível de Eastman – usado
também nos cinescópios de Thomas Edison a partir de 1891 – foi
a base da nascente indústria do cinema. Em 1935, a introdução do
filme colorido Kodachrome, com três camadas de emulsão, popu-
larizou a fotografia em cores.
Com o passar do tempo, a popularidade da fotografia aumentou
muito e, com isso, veio o desejo de se imprimir as fotografias em
livros e jornais. As impressoras não eram capazes de reproduzir as
imagens fotográficas com seus tons de cinza. Só em 1881, o ame-
ricano Frederic Ives desenvolveu o primeiro processo de impressão
em meio-tom bem sucedido (leia box sobre a impressão meio-tom).
Não é mais segredo que a Kodak apresentou durante um tribunal
de Nova York um pedido de concordata para reorganizar seus ne-
gócios. O que talvez ainda seja segredo para alguns é o inegável