GRAPHPRINT MAR 12
ENTREVISTA
10
HAMILTON TERNI COSTA
Fábio Sabbag
ABALIZADO PARA APONTAR TENDÊNCIAS
Convidada, pelo segundo ano consecutivo, para fazer um prognóstico da indústria gráfica da América Latina para
a Printing Industries of America (PIA), entidade que publica anualmente uma projeção mundial sobre a indústria,
a ANconsulting, por meio de seu diretor, Hamilton Terni Costa, fala para a GRAPHPRINT sobre as tendências mo-
dernas.
Costa revela que é um motivo de orgulho e satisfação ter o trabalho reconhecido internacionalmente, fato refletido
no convite da PIA. “Este ano nossa participação é ainda mais especial. Tivemos a oportunidade de colaborar com
dois artigos que registram não só nossa análise, mas a opinião de instituições gráficas e de vários empresários
do setor da América Latina”, comemora Costa.
Além da participação na PIA, Costa aborda durante a entrevista algumas transições importantes que devem se
tornar, num presente próximo, inerentes ao meio gráfico. Uma delas é a evidência de grandes aquisições no
nicho de embalagens. “O movimento de aquisições deverá crescer nos próximos anos, tanto no Brasil como na
América Latina. Já começamos a viver isso na área de embalagem a um bom tempo. A grande questão é que a
embalagem, que acondiciona o produto de consumo, está diretamente ligada a grandes contas internacionais e
quem acaba consolidando o segmento é o próprio cliente, que força os fornecedores a se tornarem mais fortes. É
o cliente que acaba consolidando o mercado”, aponta.
Outra novidade aos leitores da GRAPHPRINT é que Costa, juntamente com outros profissionais do meio e um gran-
de centro de ensino da indústria gráfica, começa a difundir o Instituto Nacional de Gestão Empresarial. A meta é
clara: disseminar cursos de gestão em todo o Brasil.
As novidades – tendências – não cessam aqui. Continue lendo a entrevista, pois você pode se surpreender. Afinal,
Costa é um ser do habitat gráfico, conhece sua atmosfera e, portanto, suas intempéries.