Page 10 - 119

Basic HTML Version

GRAPHPRINT MAR 12
ENTREVISTA
10
HAMILTON TERNI COSTA
Fábio Sabbag
ABALIZADO PARA APONTAR TENDÊNCIAS
Convidada, pelo segundo ano consecutivo, para fazer um prognóstico da indústria gráfica da América Latina para
a Printing Industries of America (PIA), entidade que publica anualmente uma projeção mundial sobre a indústria,
a ANconsulting, por meio de seu diretor, Hamilton Terni Costa, fala para a GRAPHPRINT sobre as tendências mo-
dernas.
Costa revela que é um motivo de orgulho e satisfação ter o trabalho reconhecido internacionalmente, fato refletido
no convite da PIA. “Este ano nossa participação é ainda mais especial. Tivemos a oportunidade de colaborar com
dois artigos que registram não só nossa análise, mas a opinião de instituições gráficas e de vários empresários
do setor da América Latina”, comemora Costa.
Além da participação na PIA, Costa aborda durante a entrevista algumas transições importantes que devem se
tornar, num presente próximo, inerentes ao meio gráfico. Uma delas é a evidência de grandes aquisições no
nicho de embalagens. “O movimento de aquisições deverá crescer nos próximos anos, tanto no Brasil como na
América Latina. Já começamos a viver isso na área de embalagem a um bom tempo. A grande questão é que a
embalagem, que acondiciona o produto de consumo, está diretamente ligada a grandes contas internacionais e
quem acaba consolidando o segmento é o próprio cliente, que força os fornecedores a se tornarem mais fortes. É
o cliente que acaba consolidando o mercado”, aponta.
Outra novidade aos leitores da GRAPHPRINT é que Costa, juntamente com outros profissionais do meio e um gran-
de centro de ensino da indústria gráfica, começa a difundir o Instituto Nacional de Gestão Empresarial. A meta é
clara: disseminar cursos de gestão em todo o Brasil.
As novidades – tendências – não cessam aqui. Continue lendo a entrevista, pois você pode se surpreender. Afinal,
Costa é um ser do habitat gráfico, conhece sua atmosfera e, portanto, suas intempéries.