Page 47 - 118

Basic HTML Version

GRAPHPRINT JAN/FEV 12
47
CADERNO PROFISSÃO
Em mais de 500 anos de história o Brasil formou-se uma
nação de vários povos, dona de uma cultura variada e
de um vasto território que abriga cenários e tons únicos,
de deslumbrantes beleza. A rica gama de cores dessa
extensa nação foi tema do Caderno Profissão 2012 para
Gráficos & Designers. Lançado no final de 2011, num
evento especial realizado na Escola Senai Theobaldo de
Nigris, repleto de imagens com impressão de altíssima
qualidade e acabamentos sofisticados, o Caderno Pro-
fissão 2012 tem o objetivo de embasar, orientar e inspi-
rar o trabalho de profissionais de modo descontraído e
simpático, como faria um bom amigo brasileiro.
No caderno há mostruários de tipos de papéis, rele-
vos, laminações, holografias, hot stamping, tipos de
acabamento, dobras, cortes, tabela de aproveitamento
de papel, comparativo de cores em pantone e CMYK,
informações para fechamento de arquivos, glossário,
normalizações e muito mais. Há ainda uma seção espe-
cial com informações técnicas de relevante importância
na produção gráfica. “Esse tipo de iniciativa é sempre
muito louvável. É importante que as empresas forne-
Literalmente, um retorno às artes gráficas
Caderno Profissão 2012 para Gráficos & Designers
enche os olhos, instiga a criatividade e faz relembrar
que o ramo gráfico é fundamentado na arte
çam ao seu público consumidor o maior número de informações possíveis
para que ele tenha clareza ao fechar um trabalho gráfico que o resultado
vai atender às suas necessidades e expectativas. A Suzano sempre buscou
participar de iniciativas como essa, buscando uma maior proximidade com
esse público tão importante para nós”, comenta André de Marco, gerente
de produtos da Suzano Papel e Celulose uma das patrocinadoras do projeto.
O Caderno Profissão 2012 para Gráficos & Designers é uma iniciativa da
Compulaser, empresa com 20 anos de experiência, especializada na produ-
ção de impressão com altíssimo padrão de qualidade. O projeto conta com o
patrocínio oficial da HP. Os apoiadores são: Agfa; Antális Brasil; Arjowiggins;
Croma Microencapsulados; Crown; Faça Amigos; Formatriz Facas; Heidel-
berg; International Paper; Lamimax; Overlake; Prolam; Suzano e Zênite Sis-
temas. A impressão foi feita 50% em HP Indigo e os outros 50% em offset,
para comparação de uso de recursos. O caderno virá em uma caixa e sacola
personalizada com o tema “Brasil”. O projeto não tem fim lucrativo, e sim
tem objetivo educacional para os profissionais do mercado gráfico.
Renato Oliveira, diretor comercial da Compulaser, por meio desse proje-
to buscou uma nova forma de presentear clientes por meio de algo muito
maior do que um caderno ou outro brinde. Com a indispensável ajuda do
designer Darcio Andrade, a ideia tornou-se um supercaderno, um verdadei-
ro guia de informações.