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Tendências
celular/smartphone como fonte de entretenimento. Além de usá-lo
para conversar, entre as principais utilidades do celular (usadas com
freqüência pelos entrevistados) estão: mensagens de texto (90%),
câmera fotográfica digital (76%), músicas (73%) e câmera de vídeo
(63%). Os Millenials também aproveitam mais outros recursos dos
smartphones, como assistir a vídeos caseiros e baixar aplicativos.
“O brasileiro tem se destacado neste mercado e hoje já é um dos
maiores consumidores para esse tipo de aparelho. Isso comprova
que somos um povo que gosta e deseja ter acesso às tecnologias
de ponta, além de estar buscando a mobilidade”, explica Brandão.
Entre os americanos, que já têm essa cultura mais latente, apenas
40% destacaram sua vontade de comprar um smartphone e 33%
afirmaram já possuir um celular desse tipo.
O estudo Conectividade e Mobile Consumption também mostra
como o smartphone se tornou um objeto de desejo de consumo
de grande parte da população brasileira. A pesquisa mostra um
fato curioso sobre à ferramenta de SMS. A análise mostra que a
quantidade de torpedos reduziria com a popularização de aplica-
tivos de mensagens instantâneas - e-mail e de redes sociais para
celular. Porém, o mercado de SMS continua forte, contando com
forte presença do público jovem e, principalmente, de usuários de
smartphones. Cerca de 40% dos usuários de smartphone enviam
mensagens pelo menos uma vez ao dia.
Sobre a internet, a pesquisa mostra que o principal meio de co-
nexão com a internet continua sendo a rede fixa. Porém, a rede
móvel (GSM e UMTS) já participa de forma relevante nas opções
dos usuários de banda larga. Apesar de a rede de banda larga fixa
representar 61% da utilização da internet, a rede de banda larga
móvel apresenta maior flexibilidade em sua utilização, fortalecen-
do a demanda por esse tipo de serviço.
A nova geração de conexão 4G é uma grande oportunidade para
ser explorada, inicialmente pelo aumento de aparelhos que se co-
nectam à internet, como tevês, tablets e também pela competiti-
vidade, que deverá fazer frente aos serviços de banda larga fixo,
com velocidades superiores a 100 Mbts.
O estudo é baseado em dados obtidos por meio de pesquisa online
realizada em 15 países com mais de 30 mil usuários. Nos países
em desenvolvimento, como Brasil, China, Índia, Turquia e África do
Sul, a análise abordou profissionais de áreas urbanas, que tendem
a possuir rendas superiores à média de mercado no país.
No Brasil, a pesquisa contou com 2.131 respondentes de todas as
classes sociais e todas as faixas etárias a partir de 18 anos.