Page 18 - 118

Basic HTML Version

SEGMENTO JORNAIS
GRAPHPRINT JAN/FEV 12
18
Um grupo de empresários de vários Estados
brasileiros se reuniu recentemente para uma
viagem ao Nordeste do País. Entre os obje-
tivos do encontro, visitas técnicas às insta-
lações dos jornais Diário do Nordeste, em
Fortaleza (CE), e também de O Correio, em
Salvador (BA). Mas o que motivou esses ami-
gos a promoverem o encontro foi a vontade
de compartilhar da presença uns dos outros,
isso porque muitos desses representantes
de jornais se conheceram em uma viagem
organizada pela Ferrostaal ao continente
asiático. Na época, as visitas aos Emirados
Árabes e à Índia não só foram fundamen-
tais para que esses usuários de rotativas
Grupo de executivos do
segmento de jornais realiza
novo encontro no Nordeste
Recentemente, um grupo de
executivos de jornais que
se conheceram na visita à
fábrica da Manugraph, na
Índia, voltou a se reunir.
Dessa vez o rumo apontou
para o Ceará e Bahia,
onde os amigos visitaram,
respectivamente, o Diário
do Nordeste, em Fortaleza,
e O Correio, em Salvador
conhecessem o processo de produção das máquinas Manugraph e toda a tecnologia
envolvida no seu desenvolvimento, como funcionou também para plantar a semente
de amizade entre eles.
Segundo o gerente responsável pela área de rotativas da Ferrostaal, Richard Möller, o ob-
jetivo principal da viagemà Índia foi fazer comque executivos – entre eles vários usuários
de Manugraph – conhecessem a fábrica da rotativa, bem como os processos de produ-
ção, qualificação e o comprometimento dos funcionários, além da seriedade da família
que dirige a companhia. “Esse objetivo foi alcançado commáximo sucesso”, diz Möller. A
prova disso é que novos negócios foram gerados desde que o grupo se formou. “Tivemos
dois usuários Manugraph que expandiram suas rotativas: O Correio (BA) e A Cidade (SP),
alémdo Jornal Ipanema (SP), que investiu pela primeira vez emuma soluçãoManugraph.”
Para matar a saudade e trocar novas experiências sobre a arte de imprimir jor-
nais o mesmo grupo da viagem asiática se mobilizou para mais uma experiên-
cia. A equipe Ferrostaal – Richard Möller, Rubens Zafalon (vendedor da área de ro-
tativas), Elaine Almeida (gerente de marketing) e Renata Rangel (assistente de
marketing) – também acompanhou o grupo pelas duas capitais nordestinas.
A última reunião havia ocorrido em maio de 2011, em Sorocaba (SP), quando os partici-
pantes foram convidados a conhecer as instalações do jornal Cruzeiro do Sul.
Essa nova viagem começou em Fortaleza, com um almoço no restaurante João do Ba-
calhau. Depois da confraternização inicial, ciceroneados pelo diretor industrial do Diário
do Nordeste, Antonio Capibaribe Neto, o “Capi”, seguiram rumo ao parque gráfico do
Passeio por Morro Branco (CE)