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ARTIGO
Além da impressão
Por Alexandre Lessa*
Assim como em todas as áreas de TI, o mercado de impressão está cada vez
mais repleto de opções, sejam players, equipamentos ou modelos. Mas como
se destacar neste segmento e, principalmente, o que proporcionar de diferente
aos clientes?
A resposta é traduzir em serviços as necessidades de impressão, ou seja, bus-
car atividades que agreguem valor aos negócios de forma que as escolhas não
se resumam ao preço, mas sim no bom monitoramento de impressões, combi-
nado, consequentemente, com custos ideais e viáveis.
Diante dessa nova necessidade do mercado é que os provedores de serviços de
impressão gerenciada (outsourcing de impressão) se veem cada vez mais de-
safiados. Os profissionais devem entender quais são as expectativas do cliente
e superá-las.
O bom gerenciamento do outsourcing de impressão dependerá da capacidade
de administrar os ativos, visando atender a um determinado SLA (service level
agreement) e ainda converter as soluções baseadas em software, hardware e
recursos de mão de obra estratégica em otimização de custos. Com isso, as al-
ternativas devem ir “além da impressão”, permitindo o acesso a novas tecnolo-
gias, com o objetivo de aumentar a capacidade de crescimento da empresa. Os
provedores de impressão gerenciada, também conhecida como Managed Print
Service, ou MPS, serão bem-sucedidos ao se atentarem às seguintes necessidades:
• Garantir o crescimento sustentado das organizações com soluções que evitem
o aumento de despesas. Pagar pouco pelo que não se usa é pagar muito!
• Monitorar estrategicamente o serviço, evitando possíveis falhas para que as
atividades tenham qualidade, sem interrupções.
• Ter a garantia de escala e atendimento ao crescimento do negócio, com atu-
alização e disponibilidade dos serviços, sem necessariamente aumentar o ca-
pital imobilizado. O cliente que utiliza as soluções precisa aumentar ou reduzir
gastos para se adequar à realidade de seu setor, porém, sem alterar seus ativos
de TI. Com isso, o outsourcing de impressão deve responder aos reajustes do
mercado, ponto fundamental para a organização ter liquidez e reagir às oscila-
ções de mercado.
• Garantir que a mão de obra terceirizada não se torne um “corpo estranho” ao
negócio do cliente, permitindo, assim, que o quadro de funcionários do cliente se
identifique com as soluções de impressão gerenciada. A troca de profissionais
impacta negativamente nas expectativas de negócios diante do abandono de
postos e perda do know-how das operações que estavam sendo trabalhadas.
• Disponibilizar relatórios detalhados sobre a performance dos serviços de im-
pressão para que o cliente possa acompanhar o andamento das ações, identifi-
car possíveis desvios e planejar atividades.
Mediante a criação dessa nova visão baseada em benefícios e soluções persona-
lizadas, o outsourcing de impressão oferece
três fatores importantes e atuais: sustenta-
bilidade para reduzir o consumo de energia
e de suprimentos de impressão; segurança
nas impressões realizadas por pessoas au-
tenticadas; e produtividade para planejar
manutenções preventivas, selecionar qual o
produto mais indicado para o cliente e in-
vestir em treinamento de profissionais que
saibam aproveitar todos os recursos que as
práticas de impressão oferecem.
Portanto, o gerenciamento não se restringe
aos recursos tecnológicos, mas também à
gestão e ao planejamento que sai das qua-
tro paredes dos provedores de serviços e
chega até os profissionais “residentes” alo-
cados com os clientes. Se bem realizado,
todos ganham com o serviço de outsour-
cing, tanto a empresa provedora quanto
as companhias, que visualizam os ganhos
a partir da implementação e detalhamento
dos projetos.
*Alexandre Lessa é supervisor de serviços de
impressão gerenciados da Oki - fabricante e
provedor de soluções de impressão.