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Impressão de provas
GRAPHPRINT NOV 11
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em cores e ela utiliza toda esta experiência
para desenvolver as melhores soluções em
provas, sejam elas físicas ou virtuais. Isto
também independe do tamanho da gráfica,
nossas soluções são escalonáveis, ou seja,
podem crescer conforme a produtividade e
necessidade do cliente. Outro detalhe mui-
to importante, é que nossas soluções de
provas podem ser integradas ao workflow
digital Kodak Prinergy. Com esta integração
a gráfica ganha em produtividade, podendo
automatizar todo o fluxo de trabalho, o que
inclui o controle e impressão de provas.”
A Heidelberg oferece o Prinect Remote Acess
para provas virtuais e por meio dele a gráfica
pode receber trabalhos pela internet e ter uma
verificação automática dos arquivos (prefli-
ght), gerar provas virtuais e receber a prova-
ção das páginas, “tudo sem a intervenção do
operador e com mensagens e menus em por-
tuguês”, avisa Rodrigues. Cargo entende que
a prova virtual é importante, pois é por meio
dela que o cliente consegue enxergar o seu
produto no PDV antes mesmo de ser impresso.
“O cliente se sente muito mais seguro ao tocar
na embalagem física, simular os processos de
impressão e visualizar a transparência e o bri-
lho que a embalagem oferece. Portanto, além
do CMYK, a VersaUV LEC-330 possui uma tinta
branca que pode seu utilizada como base para
substratos transparentes, e o melhor de tudo,
Equipamento permite reproduzir a mesma
condição de impressão, reproduzindo a
mesma retícula, ganho de ponto, densidade
de impressão e cores especiais branco e
metálico, além de utilizar o mesmo substrato de
impressão do material final
impressão diretamente no substrato do cliente”, explica o especialista de produtos UV da Roland.
A Epson não joga no mundo das provas virtuais, pois, de acordo com Evelin, a empresa acredita que
o cliente final necessita de uma prova impressa: “Como o próprio nome já diz, a empresa que está
contratando a impressão de um produto, como uma revista, uma embalagem etc., quer ter uma pro-
va da cor do trabalho que será realizado. Se a impressão sair com cores diferentes da apresentada
na prova, o cliente pode recusar o trabalho e exigir que ele seja refeito. Isto garante que a marca
do cliente final terá sempre uma identidade correta no quesito cor. As provas virtuais são utilizadas
como referência para impressão em offset e flexografia. Porém o cliente final não tem a prova em
mãos para comparar o trabalho realizado com o desejado pela empresa.”
Qual é o modelo mais adequado ao mercado promocional?
Agfa
“A Epson X890 com Apogee Proof. Sistema equipado com o software QMS (Quality Manage
System) que faz calibrações, aplica curvas de ganho de ponto, certificações nos padrões ISO
e mais. Com a Epson X900 e a HP Z3200, as certificações são feitas automaticamente com o
espectrofotômetro embutido na própria máquina”, fala Marafiotti.
Epson
“Omercado promocional pode utilizar impressorasmais simples, como por exemplo, as de qua-
tro cores. Geralmente os clientes que fazem promocionais, costumam fazer trabalhos de alta
qualidade e acabam utilizando uma impressora de oito ou 10 cores para ambas as finalidades.
Uma dica para quemquer economizar na hora de adquirir uma impressora de provas é não abrir
mão do número de cores e adquirir impressoras de formatos menores, como A2”, fala Evelin.
Heidelberg
“O mercado promocional tem usado cada vez mais as provas virtuais para layout e conteúdo,
e uma prova final em papel feita em uma impressora digital. Entre estas se destaca a prova
virtual Prinect Remote Access, com todas as mensagens em português, e a impressora digital
Heidelberg/ Ricoh Pro C901 Graphics Art Edition, que é uma opção econômica para as gráficas
offset entrarem no mercado digital”, fala Rodrigues.
Kodak
“O mercado promocional além da qualidade e acuracidade, está buscando produtividade, e
para isso o Kodak Proofing Software tem a edição Commercial, que além das ferramentas de
certificação de provas, permite melhor controle das condições de impressão, como simulação
de outros tipos de papéis, como LWC, SC ou papel jornal, e gerenciamento de até quatro impres-
soras simultaneamente”, fala Mello.
Xerox
“Todas as máquinas atendem perfeitamente ao mercado promocional. A X1000, com a opção
de uma quinta cor, o acabamento de verniz ou laminação, tem uma vantagem a mais com
a aplicação do verniz à impressão, garantindo maior agilidade no processo de impressão de
promocionais”, fala Candey.