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EQUIPAMENTOS Híbridos
GRAPHPRINT NOV 11
60
Fábio Sabbag
Tudo ao mesmo
tempo agora
Tendo a flexibilidade
como ponto de
partida, a impressão
híbrida torna sua
gráfica moderna,
rápida e pronta para
tudo e mais um pouco
Ao combinar variadas demandas e diferentes equipa-
mentos de impressão chega-se à impressão híbrida. A tec-
nologia, mais presente na impressão de embalagens, promocio-
nal e rótulos, busca disseminar no mercado impressos com alta
qualidade e valor agregado. Resumidamente a grande sacada da
impressão híbrida é a sua flexibilidade. Na linha de impressão há
a possibilidade de definir o melhor processo para determinada de-
manda e, muitas vezes, com uma entrada de máquina. “Quando
falamos em impressão híbrida significa que diferentes tecnologias
de impressão são aplicadas na mesma folha impressa, como, por
exemplo, impressão offset e impressão flexográfica; impressão
offset e digital, entre outras. A Heidelberg pode oferecer impressão
híbrida para seus clientes utilizando as tecnologias de impressão
offset e digital. O intuito da impressão híbrida é oferecer ao cliente
final um produto com maior valor agregado ou personalizado. Após
a parceria com a Ricoh efetivada no Brasil, a Heidelberg passa a
comercializar o equipamento digital Ricoh Pro C901, que vem so-
mar ao portfólio de soluções de impressão. O termo equipamento
híbrido em impressão offset significa que uma impressora offset
está configurada para trabalhar com tintas e vernizes convencio-
nais e também com tintas e vernizes UV. A tecnologia UV já é uma
realidade mundial em diferentes segmentos da indústria e no que
diz respeito à indústria gráfica temos um grande número de insta-
lações de equipamentos configurados para impressão UV e dife-
rentes aplicações especiais. A impressão UV traz como benefício à
redução do tempo de espera para o material impresso seguir para
a etapa de acabamento, considerando que o trabalho já sai da
impressora totalmente seco. Outro ponto diferencial da impressão
UV é a possibilidade de imprimir em diferentes substratos, como o
plástico, por exemplo”, explicam Argemiro Quio, gerente de produ-
to Sheetfed 70x100 e VLF e Daniela Bethonico, gerente de produto
do formato 35x50 ambos da Heidelberg.
A necessidade de integrar dados digitais e variáveis ao conteúdo
analógico/estático tem aproximado fabricantes de máquinas im-
pressoras flexográficas, offset, rotogravura e mesmo letterpress
às soluções embasadas na tecnologia jato de tinta. O gap tecno-
lógico inerente à discrepância de velocidades e produtividade dos
equipamentos digitais com as impressoras analógicas tem caído
consideravelmente ano após ano.
Exatamente aqui não é a tiragem que justifica o processo; a com-
plexidade do trabalho é quem dá as cartas. Nada mais natural,
pois o excelente nível de automação dos equipamentos atuais