Page 30 - 116

Basic HTML Version

Feiras, Fóruns e Congressos
GRAPHPRINT NOV 11
30
“Com tudo isso, a gente não quer dizer que a mídia impressa não
tem futuro. O que queremos dizer é que teremos cada vez mais
concorrentes, e não serão apenas aqueles sentados ao nosso lado,
mas muitos que nem sonhávamos existir. É hora de pensar, de
fato, no papel da inovação e ter a atitude da mudança”, resume
Costa, acrescentando que as gráficas devem se posicionar como
ferramenta de suporte ou como parte integrada do processo de
comunicação dos clientes.
“Ser parte do processo é gerar demanda. Inclusive demandas que
não existiam antes. Desenvolver produtos e soluções que o cliente
nem imaginava que precisaria”, ressalta Costa. Uma opção, por
exemplo, é oferecer serviços com uma nova abordagem comercial,
como serviços sob demanda através da web e das redes sociais.
Uma aposta já bastante difundida entre as gráficas que buscam
oferecer soluções diferenciadas é o desenvolvimento de impressos
com cheiros, formatos, texturas e acabamentos inusitados. “Tem
gente que é muito boa nisso, e tem muita coisa nova nessa área.
A primeira lição é incorporar a perspectiva do consumidor. Pensar
não apenas em produtos, mas nos benefícios desse produto e nas
necessidades do consumidor. E nunca se preocupar apenas em
oferecer os preços mais baixos. O ideal é vender solução, e não
preço”, aponta.
Trends of Print e ExpoPrint
Latin America
Karl Klökler, presidente da Associação dos Agentes de Fornecedores de
Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (Afeigraf), divulgará
durante a Wan-Ifra 2011 - evento voltado ao segmento de jornais que
acontece de 10 a 15 de outubro em Viena (Áustria) - a Trends of Print
Latin America 2012 e a ExpoPrint Latin America 2014. “O segmento de
jornais passa por muitas modificações e, diante desse quadro, manter-
-se atualizado é fundamental. Pode ser decisivo para o futuro de vá-
rias empresas. Por isso, a oportunidade de divulgar esses dois grandes
eventos da Afeigraf na Ifra é excelente. Queremos mostrar que o merca-
do latino-americano não cresce apenas em investimento e tecnologia,
mas também em capacitação e informação”, disse Klökler.
A Trends of Print Latin America 2012 será realizada em 20 e 21 de se-
tembro no WTC, em São Paulo, e reunirá profissionais da indústria grá-
fica e especialistas em diversos setores do mercado para debater sobre
tendências e o futuro do setor nas áreas de pré-impressão, impressão
offset, jornais, impressão digital e acabamento, tanto para gráficas e
editoras como para jornais. A ExpoPrint Latin America 2014 acontece de
16 a 22 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Progra-
mada para ocorrer a cada quatro anos, entre Drupas, a ExpoPrint atrai
visitantes de todo o Brasil, países da América do Sul, Caribe, América
Central, México, EUA, Canadá, Europa, Ásia e Oceania. 
Segundo números apresentados pelo atual presidente da Drupa, Ber-
nhard Schreier, durante o lançamento da feira na GraphExpo 2011, e por
Werner Dornscheidt, CEO e presidente doMesse Düsseldorf quando este
visitou o Brasil para lançar o evento no país, a ExpoPrint Latin America
ocupa o posto de 5ª maior feira gráfica do mundo. O posto acompanha o
excelente desempenho do Brasil no mercado internacional. Em 2010, o
país fechou os números como o terceiro maior comprador de máquinas,
atrás apenas de China e Índia, respectivamente.
Segundo dados da própria Drupa, a ExpoPrint Latin America ocupa o 5º
posto, atrás da própria Drupa 2008 (1º lugar, com390mil visitantes), Chi-
na Print 2009 (2º lugar, com 163 mil visitantes), Igas 2009 (3º lugar, com
130mil visitantes) e Ipex 2010 (4º lugar, com50mil visitantes). Em2010,
a ExpoPrint acumulou 35 mil visitantes reais (registrados uma  única
vez) nos sete dias de exposição. Em 2014, acontece a terceira edição
da feira entre os dias 16 e 22 de julho, mais uma vez no Transamérica
Expo Center, e, agora, contando com sete pavilhões. “A América Latina
deixou de ser coadjuvante para se tornar pólo de atração de investi-
mentos, uma solução para o direcio-
namento de negócios que, antes, se
concentravam no Primeiro Mundo,
que está estagnado. Os números
da ExpoPrint confirmam essa curva
crescente de importância do Brasil
e da América Latina e, certamente,
isso será ampliado em 2014”, disse
Sandra Keese, diretora da APS Fei-
ras e Eventos, organizadora da Ex-
poPrint Latin America 2014.