Page 16 - 114

This is a SEO version of 114. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
GRAPHPRINT SET/11
16
acontece
no mercado
“The Economist” destaca jornais
emergentes
A revista britânica “The Economist”, com vendas em alta nos últimos anos, analisou o
futuro dos jornais em sua última edição. Em uma reportagem especial de 14 páginas,
a revista diz que a internet demoliu “o velho jeito de fazer as coisas, mas tornou outros
possíveis”. Diz que a rede estimula a inovação e que há muita “experimentação” a ca-
minho. Apesar de sublinhar a queda na publicidade nos jornais europeus e americanos,
que sofrem encolhimento de sua circulação, a “Economist” apresenta o crescimento
nos emergentes. Segundo a revista, entre 2005 e 2009, a circulação de jornais cresceu
39,7% na Índia, 20,7% no Brasil e 10,4% na China.
Enquanto houve quedas de 11% e 8% na América do Norte e na Europa, respecti-
vamente, a circulação subiu 5% na América do Sul, 13% na Ásia e 30% na África.
Mesmo a presença das redes sociais, como Facebook e Twitter, é avaliada positivamen-
te. “Leitores compartilham reportagens com seus amigos e as histórias mais populares
causam um congestionamento na rede”, destaca a revista. Outro aspecto abordado é
o de novos negócios desenvolvidos pelos jornais, que contam a seu favor com marcas
de prestígio. Grupos jornalísticos têm criado livrarias on-line, organizado seminários e
eventos, e produzem material didático e apostilas.
O britânico “Daily Telegraph” e o americano “The New York Times” criaram clubes de vi-
Akad conquista
prêmio internacional GCC
A Akad recebeu pelo terceiro ano consecutivo o importante prêmio da GCC, o Latin
America Best Seller of the Year 2010, pelo seu excelente desempenho em vendas.
A qualidade dos equipamentos da GCC e a credibilidade da Akad foram os princi-
pais fatores que impulsionaram os resultados para obtenção dessa conquista. A
parceria da Akad e da GCC já dura mais de nove anos. As inovações tecnológicas
são a base de todos os equipamentos da GCC que, aliados à experiência de 22 anos
da Akad possibilitam aos seus clientes obter equipamentos competitivos para o
mercado de sinalização com excelente custo-benefício.
A Akad atualmente fornece uma linha completa de soluções para sinalização: Ben-
gal BN60, Expert 24”, Expert LX 24”,Expert Pro, Puma III-60, Puma III 132, Jaguar
IV-60 e Jaguar IV-132. O lançamento Expert LX 24” apresenta um sistema inova-
dor e seguro de troca de lâminas (Smart Lock), impedindo que elas escorreguem
durante o corte do vinil.
nhos, enquanto o espanhol “Marca”vende produtos esportivos
exclusivos a seus leitores. A conclusão da reportagem aponta
paraumretornoaojornalismomaiscaóticoepartidáriodoséculo
19, antes do surgimento dos meios de comunicação de massa.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo, pág. A16, 11/07/2011