Page 58 - 112

Basic HTML Version

ARTIGO
GRAPHPRINT JUL 11
58
Impressão instantânea
pode fidelizar cliente
Por Gustavo Gussmann*
Manter os clientes entusiasmados para gastar e ganhar com
determinada loja e não com os seus concorrentes depende
da capacidade dos varejistas em garantir que seus serviços
sejam imediatamente disponíveis e convenientes
Com a recessão impulsionando o mercado e a concorrência, várias
organizações estão buscando maneiras de atrair novos clientes e
manter aqueles que já possuem. Os varejistas estão atentos ao mer-
cado de cartões de fidelização e descobrindo que os benefícios vão
além do fortalecimento da marca. Baseados em dados detalhados
de transações geradas por cartões de fidelidade, os varejistas conse-
guem acompanhar, gravar e analisar o comportamento de compra e
padrões de gastos dos compradores. Com isso, esses comerciantes
passam a entender como se comportam seus clientes quando vão às
compras, resultando numa venda muito mais eficaz.
Além disso, os clientes consideram que ter os cartões de fidelidade
em sua carteira é uma maneira rápida e conveniente de acumular
pontos e recompensas, e guardá-las para futuras compras. O uso
desses cartões faz com que o processo de pagamentos de bens e
serviços se torne muito mais eficiente, eliminando a necessidade de
os clientes se preocuparem em carregar dinheiro em espécie, além
de substituir vários outros cartões ao mesmo tempo.
Na América Latina, o mercado de cartões pré-pagos oferece uma
grande oportunidade para os varejistas locais. Lojas como C&A, Ren-
ner, Liverpool e Suburbia são grandes exemplos de estabelecimentos
comerciais que já estão se beneficiando com esses cartões. Super-
mercados como Walmart também perceberam os benefícios e pos-
suem cerca de 5 mil impressoras instaladas em toda a sua rede, que
podem imprimir, no ato da compra, cartões de presentes personali-
zados para um determinado destinatário com uma mensagem. Esta
é uma oportunidade duplamente vantajosa, tanto para os varejistas
quanto para os clientes. A questão da instantaneidade proporciona
um retorno de investimento atraente e, em última análise, aumenta a
lucratividade, o rendimento do estabelecimento, bem como a lealdade
de quem carrega o cartão. Outros varejistas, como livrarias, lojas de
animais e farmácias, também estão tendo essa oportunidade.
Esse é apenas um exemplo que reflete as principais oportunidades
do mercado de fidelidade. Então, como é possível tirar proveito do
programa de fidelidade e aumentar o uso de cartões? A emissão ins-
tantânea de cartões surgiu como uma forma de persuasão para tirar
vantagens desses programas. Essa instantaneidade dá aos varejistas
a oportunidade para incentivar seus clientes a começar a participar
de promoções e, assim, gastar dinheiro no momento em que estão na
loja. É, também, uma maneira muito tangível de as lojas demonstra-
rem seu compromisso com a satisfação do cliente pela prestação de
serviço rápido, conveniente e personalizado.
Em nível mais prático, a emissão instantânea reduz os custos e
elimina atrasos na entrega, reduzindo consideravelmente o tempo
entre o pedido do cliente e o recebimento do cartão. Em compa-
ração, os cartões recebidos pelo correio dias depois exigem algu-
mas etapas adicionais de ativação e, muitas vezes, não chegam
a ser ativados. Os clientes também podem escolher sua própria
senha no momento da emissão, ficando mais fácil de lembrar os
números e, com isso, ficam mais propensos a usar o cartão. No
entanto, há uma série de considerações quando os varejistas pas-
sam a usar soluções de emissão instantânea. Muitas vezes, eles
estabelecem pontos de venda em todo o País e, para maximizar os
lucros, cada estabelecimento tem usado mais do seu espaço de
varejo para exibir produtos, limitando a área de armazenamento
de equipamento de gestão. Outro fator está na dificuldade em do-
minar ferramentas muito complicadas. Com isso, a facilidade de
uso e pouco espaço são as principais preocupações ao escolher
as impressoras de cartões.
Outro cuidado que pode ser destacado é com a segurança das in-
formações contidas nos cartões. Com o crescimento do negócio, os
varejistas passam a considerar a adição de mais recursos e funções
de seus cartões de fidelidade, como um resgate de pontos de bônus,
registro dos titulares de compra e dados pessoais. Quanto maior
o número de dados armazenados, mais a segurança é necessária
para proteger as informações. A implementação de tecnologias de
codificação pode garantir uma melhor segurança aos cartões, elimi-
nando ainda possibilidades de fraude e falsificações.
Como os consumidores possuem uma série de maneiras de gastar
o seu dinheiro e ganhar recompensas, os comerciantes devem as-
segurar que a funcionalidade de seus cartões de fidelidade seja um
passo adiante no jogo. Manter os clientes entusiasmados para gas-
tar e ganhar com determinada loja e não com os seus concorrentes
depende da capacidade dos varejistas em garantir que seus servi-
ços sejam imediatamente disponíveis e convenientes. Num futuro
próximo, podemos esperar que a emissão instantânea se torne uma
tendência crescente no mercado de cartões de fidelização.
* Gustavo Gussmann é diretor de vendas do Brasil da HID Global,
especializada em soluções de identificação segura.