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Tintas para impressão plana
GRAPHPRINT JUL 11
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Momento de escolhas sustentáveis
Parceiros do ambiente, fabricantes de tintas mostram desenvolvimentos
sustentáveis com prioridade para matérias-primas de fontes renováveis
Fábio Sabbag
O número de pessoas que se sentiram propensas a comprar um
produto ao saber que a empresa prioriza o baixo impacto social
e ambiental é grande e está aumentando cada vez mais. Pesqui-
sa realizada pela TNS Global Market Research em 17 países com
mais de 13 mil pessoas recentemente revelou que, nos últimos
anos, 40% do público pesquisado mudou seu comportamento em
benefício da conservação da natureza e 52% estariam dispostos
a pagar 5% a mais em um produto se ele estivesse ligado à pre-
ocupação ambiental ou social; 33% estariam dispostos a pagar
10% a mais.
O estudo revelou ainda que 42% já ouviram falar sobre pegada
de carbono. No Japão e no Reino Unido essas taxas chegam a
97% e 94%, respectivamente. Por meio dos dados da certificadora
Fair Trade o consumo de produtos que ostentam o selo “carbon
free” cresce 22% ao ano aproximadamente. De acordo com o ge-
tAbstract, principal serviço de resumos sobre livros técnicos re-
comendados para executivos, o termo sustentabilidade tornou-se
um dos mais focados na literatura de negócios: entre os cerca de
5 mil títulos do acervo, 460 volumes estão relacionados ao tema.
A palavra sustentabilidade está no mesmo nível de procura de te-
mas comuns, como negociação, mercado de capitais, marketing
e consultoria.
O leitor deve estar se perguntando se o assunto lido até agora re-
almente é sinérgico com a indústria de tintas para impressão pla-
na, por exemplo. É sim, ainda mais agora que a sustentabilidade
está em pauta. “Todas as tintas produzidas pela Hostmann-Stein-
berg provêm de fábricas certificadas com ISO 14000 e, muito além
disso, produzidas dentro dos mais criteriosos sistemas de Good
Manufacturing Practices (GMP). As tintas são elaboradas no que
existe de mais moderno em critérios de uso responsável da ener-
gia e formuladas com o máximo de matérias-primas renováveis,
com o mínimo impacto na natureza e mínimo VOC. O conceito de
sustentabilidade da Hostmann-Steinberg é o mais amplo possível,
vai desde a nossa fabricação de matérias-primas, uso mínimo de
energia, formulação até o impacto mínimo ao ambiente”, fala Alex
Möller diretor da Hostmann-Steinberg.
Ronaldo Neris, supervisor de assistência técnica, e Wilson Alves,
assistente técnico, ambos da Premiata, observam que a empre-
sa, por meio da família Bio Reverse, utiliza predominantemente
matérias-primas de fontes renováveis. “A evolução desse conceito
de tinta dentro da Premiata foi o lançamento da escala Zero VOC.
O grande diferencial é a formulação 100% vegetal de veículo e
óleos. Esse desenvolvimento visa nosso compromisso com a sus-
tentabilidade e mantém nosso foco em alcançar excelente desem-
penho técnico no processo gráfico”, dizem Neris e Alves.
David Rocha, gerente de produto – Consumíveis da Heidelberg,
avisa que a empresa tem uma preocupação constante com a pre-
servação do ambiente e desenvolve ações nesse sentido desde
1992. “Além de projetar e produzir equipamentos e acessórios
que ajudam a diminuir o desperdício, o consumo de energia e a
emissão de poluentes, a empresa também oferece insumos que
são mais amigáveis ao ambiente, tornando a produção mais eco-
lógica. As tintas Saphira também seguem a linha ecológica, já que
são feitas à base de óleos vegetais. Ao contrário das outras tintas