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Papéis imprimir e escrever
GRAPHPRINT MAR 11
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terna, permitindo impressão em até duas cores. Adequado para
a confecção de talonários, cadernos, blocos, formulários, en-
velopes, notas fiscais e impressos em geral. Impressão offset
bicolor e tipografia. Cores: azul, canário, rosa e verde. Grama-
turas: 50, 56, 75 g/m².
Papel Scrita: papel de baixa gramatura e alta opacidade, pro-
duzido a partir de celulose de eucalipto. A melhor relação
custo/benefício do mercado. Indicado para confecção de di-
cionários, bíblias, livros religiosos em geral, livros técnicos e
jurídicos, guias, bulas de medicamentos, etc. Impressão em
offset plana e rotativa e flexografia. Cores: branco e dunas.
Gramatura: 44 g/m².
Cartolina Copel: cartolina colorida, produzida em massa única
a partir de celulose branqueada de eucalipto, encorpada e com
excelente lisura. Indicada para pastas, fichas, trabalhos escola-
res, entre outros. Impressão offset, tipografia e flexografia. Cores:
amarelo, azul, branco, palha, rosa e verde. Gramaturas: 150, 180,
240 g/m².
Suzano
- Não Revestidos: Paperfect, Alta Alvura, Reciclato e Pólen.
- Revestidos: Couchê Suzano e Kromma.
- Cut-size: Reciclato, Report no Alvo da Moda, Report Multiuso, Re-
Notas do setor
A Cathay (em volume) comercializou 140 mil toneladas, sendo 40% de papel couchê. Em 2009, foram 90 mil toneladas. A previsão para 2011 é crescer 20%.
A Suzano só pode passar os números de 2010 após a divulgação do balanço da empresas – evento ocorrido no dia 1º março. Evidentemente, esta
edição já estava fechada. Quanto à previsão de crescimento para 2011, a empresa diz que não trabalha com perspectivas próprias, mas falando do setor
como um todo, já que está atrelado ao crescimento da economia nacional, é possível, sim, prever um crescimento sustentável para 2011.
Para a MD Papéis 2010 registrou aumento nas vendas de 6%, “porém com a redução de resultado, principalmente relacionado aos constantes au-
mentos da celulose. O preço do papel imprimir e escrever não aumentou; o que cresceu foi o custo da celulose. Projetamos um crescimento de 3,8%, ou
algo mais próximo ao PIB. Acreditamos que o primeiro semestre será de estabilidade. Fatores como câmbio, celulose e principalmente recuperação do
mercado internacional influenciarão diretamente nessa relação”, observa Pinto.
A International Paper registrou vendas líquidas de US$ 962 milhões em 2009. Em 2010 as vendas líquidas passaram para US$ 1,089 bilhão. Já o volu-
me de vendas de papel não revestido chegou a 1 milhão de toneladas em 2010, sendo que em 2009 alcançou 922 mil toneladas. A empresa não divulga
estimativas para 2011, mas diz que o mercado de papel tende a acompanhar o movimento da economia, logo, deve crescer de 4% a 5% na América
Latina nos próximos anos, incluindo o Brasil, pois esta é a previsão de crescimento para a região.
A Antalis tem como política não divulgar números, mas como uma empresa relativamente nova – iniciou suas vendas em 2006 – registra crescimento ano
a ano. “Isso justifica os investimentos do grupo no Brasil. A previsão de crescimento é de 35% em 2011”, revela Claudia.
port Multiuso Colorido, Report Senninha e Cartolina Escolar Report
Senninha.
- A linha de papel cartão conta com produtos de elevada rigidez
e qualidade de impressão, como o Super 6 Premium e o TP White,
que, além de uma estrutura diferenciada, apresenta um branco
muito mais consistente, tanto na frente quanto no verso do produ-
to. A linha Supremo, com reconhecida qualidade no mercado, e a
flexibilidade da linha de cartões, aliadas às opções com revesti-
mentos especiais com Polietileno e/ou resinas, fazem da linha de
papel cartão Suzano a mais completa do mercado.
Vale ressaltar também que em 2010, a empresa deu início à cam-
panha Você Pode Ler Mais, que tem como objetivo principal incen-
tivar a leitura e promover os benefícios do Pólen, papel voltado
para o mercado editorial. “Essa campanha tem continuidade neste
ano. Já tivemos uma campanha em alguns vôos internacionais da
TAM, em que foram sorteados títulos impressos em Pólen para
passageiros, disseminando uma das características do produto,
que é a leitura agradável que ele proporciona por sua tonalidade
amarela. Além disso, estamos analisando uma segunda edição da
coleção Clássicos da Twitteratura, livros que foram lançados no
ano passado, também como parte integrante da campanha Você
Pode Ler Mais”, diz André De Marco, gerente de produto da unida-
de de papel da Suzano Papel e Celulose.