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Papéis imprimir e escrever
GRAPHPRINT MAR 11
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GRAPHPRINT: No segmento de imprimir e escrever qual é o verdadeiro significado de ampliar a atuação para
driblar certos obstáculos?
De Marco:
“A Suzano Papel e Celulose revisou sua estratégia e consolidou o Plano 2024, que contempla o crescimento inovador da
empresa, suportado pela sua competência e vocação florestal. Durante os seis primeiros meses de estudo, a equipe envolvida nesse
projeto dedicou-se exclusivamente ao segmento de papel e definiu como estratégia mestre a excelência operacional no segmento
de papel, envolvendo a gestão da receita, o fortalecimento do canal de distribuição, a otimização dos ativos (que inclui a aquisição
da participação da Fibria no Conpacel) e a gestão do portfólio de produtos. Nesse levantamento, foi possível observar que, mundial-
mente,  os segmentos em que a Suzano atua tendem a crescer.  Para os próximos anos, estima-se que o crescimento da demanda
mundial de papel até 2015 seja da ordem de 1,8% ao ano, sendo imprimir e escrever com taxa média de 0,9% ao ano e papel cartão
com 2,5% ao ano, devendo os mercados emergentes liderarem o crescimento da demanda e da oferta. Historicamente, nota-se alta
correlação entre PIB per capita e consumo de papel.  Nos mercados maduros, o acesso às notícias pela internet reduz o volume de
papel imprensa, mas incrementa os volumes de impressões, especialmente digitais, contribuindo para o crescimento da linha de
imprimir e escrever. No segmento de embalagens há uma migração das embalagens plásticas para embalagens de papel, especial-
mente no comércio eletrônico. Nos mercados em desenvolvimento a linha de imprimir e escrever é muito impulsionada pelo aumento
da renda per capita e acesso educação e informação, enquanto a alta na linha de embalagens reflete o aumento do poder aquisitivo
da população. Com esse cenário, a Suzano vai concentrar seus negócios de papel na América Latina. Nessa região, especialmente no
Brasil, a perspectiva positiva de crescimento da economia, atrelada ao aumento da renda e da atividade industrial, deve impulsionar
a demanda por papel. Entre as vantagens competitivas da Suzano para atuar nessa região destacamos a proximidade geográfica dos
mercados consumidores e menor custo logístico, o reconhecimento da marca e o mais completo portfólio de produtos.”
Claudia: “Na nossa visão não basta ampliar a atuação em papéis para imprimir e escrever, mas trabalhar com um portfólio que atenda
ao gráfico em todas as suas necessidades. Trabalhamos de forma verdadeira com o conceito ‘one stop shopping’, e temos hoje linhas
importantes tanto em papéis quanto em insumos gráficos. Buscamos disponibilizar em estoque o que os nossos clientes buscam,
não o que nós buscamos.”
Pinto:
“A atuação dos fabricantes é restrita a um pequeno grupo de clientes, pois o nosso papel é fabricar, daí a importância de um
canal de distribuição forte, estruturado e maduro. Com isso conseguimos atender clientes de pequeno, médio e grande porte, voltados
aos mais diversos segmentos de atuação.
Dutton: “Significa tornar-se mais visível, conhecido e quando falamos em conhecido, queremos dizer que as barreiras quanto à utili-
zação dos produtos são transpostas. Isso só se consegue com uma ação muito próxima aos especificadores e aos end users, neste
caso, os gráficos, passando pela cadeia de distribuição, e é uma ação muito forte de relacionamento.”
Produtos
Antalis
Couchê Novatech
Couchê Hannoart
Papéis com certificação FSC
Linha Plus completa
Linha Curious Collection (Curious Metallics, Curious Translucents,
Curious Skin)
Linha Rives e Sensation
Keaykolour Recycled
Conqueror
APP
No site em
com desta-
que para os revestidos em geral.
Arjowiggins
Atendendo o compromisso de oferecer novidades e diferenciação
em termos de papéis finos, a Arjowiggins Security desenvolveu
a família Markatto, uma gama de papéis que congrega todos os
atributos de um legítimo papel fino: cor, textura, marca d’água e
de feltro, brilho e revestimento especial.