Page 26 - 104

Basic HTML Version

ACABAMENTOS ESPECIAIS
GRAPHPRINT OUT/10
26
O requintar do
impresso
No embalo do otimismo, é o momento oportuno de inserir
mais tecnologia para agregar valor ao produto final. Para
isso, entre outros, há a área de acabamentos especiais, onde
entram os vernizes gráficos
Entre os setores que têm a demanda elevada em anos eleitorais, a indústria gráfica pode ter um
incremento de 15% a 20% de aumento nos negócios em 2010. Com o advento da era digital, a in-
dústria gráfica agrega alternativas de negócios. Com isso, os segmentos editorial e promocional e
o mercado de embalagens lidam com nichos inéditos, que podem, num futuro bem próximo, render
dividendos positivos.
Conforme o levantamento do Núcleo de Estudos da Embalagem da Escola Superior de Propaganda
e Marketing (ESPM), o Brasil é o emergente que mais lançou produtos este ano. Desde janeiro 8.839
novas embalagens chegaram ao mercado – número equivalente a 4,5% dos lançamentos globais
(197.732). O País passa a ocupar a sexta posição no ranking dos 10 principais mercados do mundo;
em seguida, aparece a China, com 7.338 novos produtos (4,1% do total). No topo estão Estados Uni-
dos (12,9%); Reino Unido (5,7%); Alemanha (5,6%); Japão (5,3%) e França (4,8%). A lista conta ainda
com México (4%), Canadá (3,9%) e Austrália (3,4%).  Com 6.090 lançamentos, a Índia não aparece
entre os 10 principais países no lançamento de embalagens.