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Diagnóstico
GRAPHPRINT OUT/10
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Consultivo Legislativo, História da Embalagem, Grupo de Profissionais de
Embalagem, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e
Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).
O Congresso Brasileiro de Embalagem Abre reúne especialistas nacionais
e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indús-
tria. Realizado a cada dois anos, em 2010 terá como tema “Embalagem e
o novo varejo: responsabilidade ambiental aliada à inovação”. O Prêmio
Abre da Embalagem Brasileira, prêmio institucional do setor, é realizado
anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o
ano. A associação também promove a Mostra Abre de Design de Embala-
gem, que em 2009 teve como tema o  “Design Global – desafios do mundo
contemporâneo”.
AAbre é a representante brasileira naWorld Packaging Organisation (WPO)
e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, prin-
cipal prêmio da embalagem mundial. Desde 2007 a Abre é a responsá-
vel  pelo marketing mundial da WPO. Desde 2004 a Abre mantém uma
parceria com o Sebrae Nacional para o desenvolvimento de embalagens
para as micro e pequenas empresas. Já foram atendidas 328 empresas
através do projeto Abre/Sebrae com 1.500 embalagens desenvolvidas,
permitindo que seus produtos sejam inseridos em pontos de venda dife-
renciados, inclusive os de grande porte.
Fumo
-0,56 -11,17
Vestuário e acessórios
-12,08 11,85
Calçados e artigos de couro
-15,66 17,96
Farmacêutica
10,32
9,27
Sabões, sabonetes, detergentes e produtos de limpeza -1,85
4,27
Perfumaria e cosméticos, exclusive sabonetes
1,26
1,62
A associação
Fundada há 43 anos, a Abre realiza um trabalho primordial para a ca-
deia produtiva de embalagem no Brasil, por meio de inúmeras ações,
fomentando as atividades desse segmento. A associação, representante
de toda a cadeia produtiva e usuária do setor (fabricantes de máquinas e
equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de
design, convertedores e usuários de embalagem, instituições de ensino e
entidades setoriais) atua numa ampla gama de atividades através de seus
Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Norma-
lização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos,
Metálicas
37.338.550
20,23%
Papel/Papelão
39.185.988
21,23%
Madeira
7.260.854
3,93%
Plástico
89.185.931
48,31%
Vidro
11.630.705
6,30%
PRINCIPAIS INDÚSTRIAS USUÁRIAS
1º Sem 2009
1º Sem 2010
Alimentos
-2,38
5,33
Bebidas
5,21
16,09
Já as importações de embalagens vazias tiveram um acréscimo
de 56,97%, com faturamento de US$ 319,972 mil. Os setores
usuários de embalagem que apresentaram melhor desempenho
em volume de produção foram a indústria de calçados e artigos
de couro farmacêutica (17,96%), bebidas (16,09%) e vestuário e
acessórios (11,85%).
1º Semestre (US$)
2008
279.945.980
2009
159.599.940
2010
184.602.028