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GRAPHPRINT SET/10
Balanço
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A receita líquida de vendas de papel atingiu R$ 630,4 milhões
no segundo trimestre, registrando alta de 20,7% sobre o período
imediatamente anterior. O preço líquido médio de papel foi 4,5%
superior aos primeiros três meses do ano.
Em abril, a Suzano concluiu os contratos definitivos com a Mata
Mineira Investimentos Florestais Ltda. e a Fazenda Turmalina Hol-
dings, LLC. para a venda de aproximadamente 50 mil hectares
de terras em Minas Gerais, sendo cerca de 13 mil hectares com
plantios de eucaliptos, em linha com a estratégia da empresa de
otimização e realocação de capital e reforço da posição de caixa
para fazer frente aos investimentos relativos ao seu novo ciclo
de crescimento. O valor da venda destes ativos foi de R$ 333 mi-
lhões.
O processo de revisão estratégica da Suzano, que estudou as ten-
dências globais, avaliou profundamente seus ativos, competên-
cias e oportunidades para o futuro, já trouxe dois novos negócios
concretos para a empresa. Além dos investimentos em celulose já
anunciados ao mercado, a Suzano concluiu em julho a aquisição
A Henkel anuncia um aumento substancial nas ven-
das e nos resultados na América Latina no segundo
trimestre de 2010.  A evolução da região permanece
inalterada, sendo que o faturamento da mesma teve
um crescimento orgânico de 12,3%, chegando a 259
milhões de euros, com contribuições de todos os seg-
mentos de negócios.
Mundialmente, neste segundo trimestre de 2010, a
Henkel gerou vendas de 3,890 milhões de euros. Em
um ambiente estabilizado de mercado, isso significa
um aumento de 11,6% comparado com os números
do mesmo trimestre do ano anterior. No resultado
anual de 2009, a Henkel Brasil teve um crescimento
em vendas de 5% e atingiu 303 milhões de euros (840
milhões de reais) em faturamento total.
Ao contemplar as previsões econômicas deste ano,
a Henkel prevê que a economia global crescerá cer-
ca de 3,5%. A Henkel está novamente confiante em
seu desempenho superior em mercados relevantes,
em termos de crescimento orgânico de vendas. A
empresa prevê contribuições ainda maiores para o
lucro oriundas das sinergias geradas por meio da in-
da Futuragene, empresa pioneira na pesquisa e desenvolvimento
de biotecnologia direcionada aos mercados de culturas florestais
e biocombustíveis. Essa operação reforça a aposta no desenvol-
vimento de tecnologias sustentáveis com forte orientação am-
biental para o atendimento das crescentes demandas por maior
produtividade e qualidade das fibras de eucalipto, além de melhor
utilização de recursos naturais, como terra, recursos hídricos e
maior absorção de carbono da atmosfera. Assim, a Suzano deu
mais um passo no processo de internacionalização e passará a
operar centros de pesquisa em Israel e na China e experimentos
em campo em Israel, Estados Unidos, China e Sudeste Asiático.
Consolidando sua estratégia de ampliar a atuação para outros
mercados a partir da base florestal, em julho a empresa anunciou
também a criação da Suzano Energia Renovável, que marca sua
entrada no mercado de biomassa para geração de energia. A nova
subsidiária atuará na produção de pellets de madeira (wood pel-
lets) para exportação e tem planos de crescimento ambiciosos e
inovadores, já que nasce para ser a líder mundial no mercado de
pellets para energia.
Henkel cresce na América Latina
tegração das atividades dos negócios da National Starch, apoiadas por uma
gestão rigorosa de administração de custos. Esses fatores e o aumento
esperado nas vendas influenciarão positivamente o desenvolvimento do
lucro operacional ajustado (EBIT) e os rendimentos ajustados por ação pre-
ferencial (EPS). A Henkel espera que esses dois indicadores proporcionem
uma melhora substancial de mais de 25% em comparação com os níveis
de 2009.