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acontece
no mercado
GRAPHPRINT AGO/10
A Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação
Impressa, realizada em ação dos representantes da cadeia
produtiva do papel e da comunicação impressa, foi oficial-
mente lançada em 24 de junho, na Fiesp (Federação das In-
dústrias do Estado de São Paulo).
A iniciativa visa informar corretamente à opinião pública so-
bre a origem do papel usado para impressão. O objetivo da
campanha é esclarecer que o uso de papel para impressão
não provoca desmatamento no Brasil. Isto porque, no País, a
produção da celulose e do papel é originária de florestas plan-
tadas em áreas destinadas, exclusivamente, para este fim, ou
seja, culturas como tantas outras destinadas à agricultura.
Por diversas razões – desconhecimento da realidade, inten-
ção de valorizar as mídias, marketing comercial e social,
dentre outras –, há empresas, instituições e ONGs instru-
mentalizando a opinião pública contra a comunicação im-
pressa. Assim, a meta da campanha é difundir, de modo am-
plo, os conceitos corretos da produção de papel destinado
à impressão, mostrando que esse insumo não tem relação
com a destruição de florestas e devastação ambiental, mas,
sim, com o plantio de árvores para esse fim.
Além disso, o plantio de árvores para finalidade de uso in-
dustrial proporciona um ganho adicional para o meio am-
biente: as florestas cultivadas com o propósito de produzir
madeira para a fabricação de papel e celulose são absoluta-
mente sustentáveis, e seu manejo permite manter grandes
áreas plantadas, e que, sobretudo, na fase inicial de seu de-
senvolvimento, retiram significativa quantidade de dióxido
de carbono (maior causador do chamado efeito estufa) da
atmosfera – no Brasil, por exemplo, essas florestas absor-
Entidades lançam Campanha de Valorização do Papel
e da Comunicação Impressa
vem 1 bilhão de toneladas desse elemento da atmosfera por ano, de
acordo com a Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel).
Com o mote “Imprimir é dar Vida”, as entidades da cadeia produtiva
do papel e da comunicação impressa almejam informar à socieda-
de sobre seu compromisso com o meio ambiente e suas práticas de
produção. A campanha pretende esclarecer dúvidas e, principalmente,
trazer à luz da verdade algumas questões ligadas à sustentabilidade.
O evento de lançamento da Campanha de Valorização do Papel e
da Comunicação Impressa contou com uma apresentação sobre a
produção sustentável do papel e da celulose no Brasil com um dos
maiores especialistas na área, Sebastião Renato Valverde, professor
do departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal
de Viçosa (MG).
Além disso, houve uma exposição da campanha e suas ações, que
incluem site de esclarecimento da iniciativa (www.imprimiredarvida.
org.br) e peças publicitárias – que, inicialmente, serão disponibiliza-
das às mídias da rede participante da campanha. Também na oca-
sião foi apresentado manifesto de apoio à campanha, assinado por
20 entidades da cadeia produtiva, incluindo diversos segmentos da
indústria gráfica (embalagem, formulários, etiquetas etc.), e setores
de celulose e papel, livros, revistas, máquinas e insumos, além das
áreas de publicidade, propaganda e marketing. Os signatários do
documento são: Abap, Abiea, Abemd, Abigraf, Abimaq, Abitim, Abpo,
Abraform, Abrelivros, Abro, Abtcp, Abtg, Afeigraf, Anatec, Anave, Andi-
pa, Aner, Bracelpa, CBL e Fiesp. A cadeia produtiva do papel e da co-
municação impressa é composta por cerca de 83 mil empresas, que
empregam juntas 588 mil pessoas, representando um faturamento
bruto de R$ 85 bilhões.