Page 52 - 100

Basic HTML Version

PAPEL CARTÃO
GRAPHPRINT JUN/10 ed. nº 100
52
Por Marcos Mila
O mercado de papel cartão está bastante aquecido e vem apresentando crescimento considerável no País. Segundo
dados divulgados pela Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel), o consumo de papel cartão aumentou para
67 mil toneladas em janeiro deste ano, um volume 36,7% maior em igual período de 2009.
Os dados da Bracelpa mostram ainda que a exportação de papel cartão caiu consideravelmente no mesmo período,
em torno de 23%, favorecendo o consumo no mercado doméstico. As importações também caíram de 4 mil toneladas
para 3 mil toneladas no mesmo período.
A KSR Distribuidora, por exemplo, no mercado de distribuição, se mantém entre os grandes players, com um volume
mensal considerável, divididos em cartão dúplex e tríplex. “Contamos com fortes parcerias estratégicas com o objetivo de
ampliar ainda mais nossa participação neste mercado”, afirma Elvis Rodrigues, consultor de negócios da empresa.
Recuperação
Para o gerente de marketing da Papirus, Eduardo Gianini, o mercado vive uma situação interessante. “A saída da crise
econômica se deu de uma forma rápida. O consumo está aquecido novamente e o mercado de embalagens se bene-
ficiou com isso. Além disso, há alguns anos já se fala da entrada das classes C e D no mercado de consumo, o que,
Demanda vai aumentar
em 2010
Vários fatores vêm contribuindo para o aumento do
consumo de papel cartão no Brasil, que vem ocorrendo
desde o primeiro mês de ano, o que mostra que a crise se
foi definitivamente.