Page 3 - 100

Basic HTML Version

3
GRAPHPRINT JUN 10 - Ed. Nº 100
EDITORIAL
O estopim do crescimento
Em um momento de grandes expectativas para o mercado brasileiro, a Expo-
Print Latin America 2010, em sua 2ª edição, chega para agitar o setor gráfico
e mostrar as principais novidades para profissionais e empresários da região.
A feira, que se consagrou como o maior evento gráfico da América Latina já
em sua primeira edição (2006), está maior e abre suas portas para visitantes
de toda a região.
Apenas para ilustrar a importância do evento – realizado pela Afeigraf (As-
sociação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a
Indústria Gráfica) e com promoção e organização da AP&S Feiras e Eventos
–, o setor gráfico do Brasil é responsável, sozinho, por 1,3% do PIB (Produto
Interno Bruto).
Depois de um período de estagnação nos investimentos, a grande expecta-
tiva pelo crescimento da economia deixa fabricantes e empresários da área
gráfica com a esperança de bons prognósticos para o setor. A economia
vem dando ótimos sinais de recuperação, com previsões de crescimento
do PIB acima dos 7%, índice de fazer inveja a muitos países de Primeiro
Mundo, principalmente em um momento em que as bases do euro vêm
estremecendo devido às incertezas nas economias de Grécia, Portugal,
Espanha e, agora, da França.
É claro que a estabilidade da União Europeia é fundamental para a saúde da
economia mundial e estamos todos torcendo para que essa situação se resol-
va, acalmando os mercados. No entanto, crescimento sólido como o que está
acontecendo no Brasil é hoje fato que nos faz o outro lado da lupa de países
que já estão saturados e vêem aqui a prosperidade para a próxima década.
Nesse sentido, a ExpoPrint Latin America 2010 pode ser um início de uma
nova fase para o mercado brasileiro, em particular, que terá durante a exposi-
ção a oportunidade de ter contato com uma ampla gama de novas tecnologias
em equipamentos, produtos, insumos e serviços, numa oportunidade para re-
pensar os investimentos e se preparar para o futuro.
Nesta edição, inclusive, a revista Graphprint traz uma matéria especial com as
principais novidades de várias empresas que vão expor no evento. Entre elas
estão equipamentos e produtos que apresentam
não só tecnologia avançada, mas também foco
no desenvolvimento sustentável, produzidos à
base de matérias-primas renováveis e com preo-
cupação com os desperdícios, gerando economia
de energia e de água, entre outros, além da ques-
tão ambiental.
A expectativa é de que o evento traga as ferramen-
tas para que o setor gráfico brasileiro possa se
equipar ainda mais e se preparar para enfrentar a
nova onda de crescimento econômico e que, num
futuro bem próximo, ele possa ser uma referência
mundial de qualidade em produtos e serviços.
Boa leitura!
Marcos Mila