Kodak

MBO faz cursos gratuitos para aperfeiçoar operadores nos processos de dobras

28/11/2008 - 00:11
Para aperfeiçoar o conhecimento de operadores no processo de dobras, a Gutenberg Máquinas e Materiais Gráficos realizou, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, cursos gratuitos para os usuários de máquinas de acabamento MBO. Com duração de oito horas a cada dia, houve um detalhamento do processo de dobras para a utilização correta da máquina, já que há uma lacuna na formação dos profissionais desta área. “Muitas vezes, os operadores não sabem usar de forma adequada todos os recursos do equipamento e ficam desestimulados”, diz Eduardo Holanda, gerente de produtos MBO na Gutenberg. “Quando o operador sabe trabalhar corretamente, somente com mínimos ajustes ele pode conseguir um resultado de qualidade, podendo retirar o máximo da máquina com o máximo de qualidade e, acima de tudo, com a satisfação de operar um equipamento de maneira correta”.

Com foco principal em ajustes básicos de dobras, em como resolver problemas com dobras e como utilizar corretamente uma dobradeira, o treinamento foi feito na MBO B30S. Trata-se de uma dobradeira flexível e capaz de atender todos os tipos de dobras comerciais e editoriais do mercado brasileiro. Conta com acertos muito fáceis e rápidos e alta precisão de dobra em velocidades de até 240 metros/min.

“Foi excelente fazer o curso. Eu e meus colegas tiramos muitas dúvidas para melhorar cada vez a qualidade de nosso trabalho, e sempre com acerto mais rápido”, diz Sandra Bispo, 34 anos, há 6 na Pancrom Indústria Gráfica, onde trabalha com dobras nos últimos 3 anos. “Aprendi três tipos novos de dobra”, conta Vagner Ferreira, da Rettec, 30 anos, e há mais de 10 na área de acabamento. “Um curso deste tipo sempre acrescenta, inclusive em detalhes”.

Com um total de 16 operadores, metade deles mulheres, o curso também propiciou o conhecimento do que há de mais moderno em sistemas de dobra, a MBO K800. Com formato máximo de 78x120, é a máquina de dobra de maior tecnologia aplicada no processo de dobras, aliando alta velocidade e precisão com o menor tempo de acerto. Com o sistema Navigator Control de controle de bolsa, o operador pode acertar qualquer tipo de serviço com apenas 10% do tempo normal, e através de um didático painel toutch-screen ainda pode salvar os trabalhos que podem retornar à máquina em apenas alguns segundos.

Participaram dos cursos Everton Vieira, Odirlei Souza dos Santos e Vagner Ferreira, da Rettec; Débora Oliveira, Geni Araújo Santiago, Fernanda Aparecida Lima, Bruna Francine da Silva Xavier, Patrícia de Campos Rodrigues, Claúdia Maria Alves, Sandra Rocha, Uellington Moura Veloso e Sandra Bispo, da Pancrom Indústria Gráfica; Silvio Antonio dos Santos, da Editora Parma; Ledson Araújo Silva, da Editora Parma; Volney Batista Santos, da Kriativa.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui