Kodak

Epson demonstra pela 1ª vez a Monna Lisa, referência em impressão digital sobre tecidos, na Febratex 2022

24/08/2022 - 09:08

Marca líder em tecnologias sustentáveis para a indústria têxtil no Brasil levará suas principais inovações ao maior encontro do setor nas Américas, realizado em Blumenau (SC)

A Epson, líder global em impressão e projeção de imagens, demonstrará pela primeira vez na região Sul a impressora Epson Monna Lisa 8000, referência em impressão direta sobre tecidos (DTF, ou Direct to Fabric), na 17ª edição da Febratex, que acontece de 23 a 26 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). A marca também destacará outras tecnologias para o setor têxtil, como sublimação e impressão direta sobre vestuário (DTG - Direct to Garment). Maior reunião de negócios para a indústria têxtil nas Américas, a feira é bienal, mas não acontece desde 2018 por causa da pandemia, gerando expectativas ainda maiores para este ano.

A Monna Lisa 8000 é uma impressora rolo a rolo DTF de alto rendimento com 8 cabeças de impressão de 4,7 polegadas, e tecnologia jato de tinta Epson PrecisionCore® microTFP, capaz de imprimir tecidos de até 1,8 metros de largura. É o equipamento de entrada da linha de impressão digital DTF da Epson, que permite a customização do equipamento conforme as necessidades de cada cliente. Isso significa que desde as pequenas empresas até as grandes indústrias do setor têm a oportunidade de aderir à tecnologia, que reproduz com alta fidelidade estampas complexas, gradações de cores ou desenhos delicados, em grande variedade de tecidos.

As configurações da Monna Lisa partem do modelo exposto na Febratex e vão até uma versão com 64 cabeças de impressão e capacidade para tecidos de até 3,4 metros de largura. A opção mais robusta alcança velocidades de impressão de até 740 m² tecido por hora, enquanto o modelo de entrada, com 8 cabeças, chega a 155 m² por hora (resolução de 600x600 dpi, em 2 passagens). Neste ano, a sofisticação do equipamento rendeu ao modelo de topo de linha, Monna Lisa 64000, o prêmio iF Design Awards, de Hannover, na Alemanha, que elege os desenhos industriais mais inovadores de produtos, com base em critérios como sustentabilidade, praticidade de uso, estética e segurança. O júri premiou quatro equipamentos da Epson dentre 11 mil desenhos.

Já a impressão direta sobre vestuário (DTG), vertente ideal para varejistas e e-commerce, será representada pela Epson SureColor F3070. Primeira impressora DTG para demandas industriais, ela pode estampar centenas de camisetas em um único dia. Para sublimação, os destaques são as avançadas Epson SureColor F10070H e Epson SureColor F9470H, que imprimem em cores fluorescentes, além da Epson SureColor F6370, fácil de instalar, utilizar e realizar manutenções.

Menos água e menos carbono

A Epson é a principal fornecedora da impressão digital têxtil no Brasil, tecnologia com grande potencial de expansão devido aos benefícios de sustentabilidade e economia. Enquanto a estamparia analógica consome de 80 a 200 litros de água a cada kg de tecido estampado, a Monna Lisa, com tinta pigmentada, utiliza apenas 2. Além da economia em mais de 90% de água, a modalidade reduz emissões de carbono no ar em até 40% e consome menos energia.

“A impressão digital é um marco de sustentabilidade para a cadeia têxtil que, como outras tendências de mercado, ganhou impulso na retomada econômica por estar alinhada aos novos hábitos de consumo, com maior importância para a racionalidade e conscientização ambiental. A população do Sul, maior polo da moda no Brasil, terá a oportunidade de testemunhar todas as vantagens da modalidade na Febratex”, diz Evelin Wanke, Diretora de Vendas da Epson do Brasil.

Além de desenvolver tecnologias de impressão projetadas para a redução do impacto ambiental, a Epson mantém há 11 anos no Brasil o Programa de Coleta, para promover a destinação adequada a equipamentos e suprimentos ao final da vida útil. Com 130 pontos de recebimento distribuídos pelo país, o programa já realizou o descarte de centenas de toneladas de materiais.

Impressão digital na moda

De acordo com a Abit, associação setorial da indústria têxtil, o Brasil tem a maior cadeia completa da área têxtil no Ocidente, que inclui desde a plantação de fibras, como algodão, até um forte desempenho no varejo e importantes desfiles de moda. A impressão digital têxtil aponta como tendência do setor devido a flexibilidade do digital, que permite produção e prazos de entrega sob demanda, além da técnica do upcycling, de reaproveitar partes de um tecido em novas peças.

A linha de equipamentos têxteis é utilizada por grandes marcas brasileiras e tem como um dos principais adeptos o estilista Alexandre Herchcovitch, que utilizou impressoras da Epson para desenvolver peças da grife À La Garçonne no desfile da São Paulo Fashion Week, em 2021. Esta tecnologia também foi divulgada no reality show Design Vision, exibido pelo canal Fashion TV.

Segurança e confiabilidade

Para garantir a eficiência e a disponibilidade de energia para suas aplicações industriais, a Epson conta com a marca parceira SMS, do Grupo Legrand, líder nacional na fabricação de equipamentos para proteção de eletroeletrônicos contra problemas da rede elétrica. O portfólio da SMS tem mais de 200 itens, entre nobreaks e estabilizadores.

Serviço

Evento: FEBRATEX 2022
Data: 23 a 26 de agosto
Horário: Das 14h às 21h
Local: Parque Vila Germânica - Blumenau (SC)
Página na internet: Clique aqui

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui