Kodak

Suzano investe em tecnologia de monitoramento florestal

25/03/2020 - 17:03

Como forma de proteger as florestas e de Áreas de Preservação Permanente, a Suzano investe em tecnologia para monitorar 24 horas por dia todas as ações de sua base florestal em um raio de 600 quilômetros, nos estados Pará, Maranhão e Tocantins.

A Central de Monitoramento, situada na Unidade de Imperatriz, conta com 39 câmeras instaladas em campo que transmitem imagens em tempo real 24h por dia. Além disso, a central conta ainda com o apoio de 43 repetidoras, possibilitando comunicação “on time” com todo o time operacional em caso de alguma ocorrência.

A equipe é formada por 350 profissionais, entre colaboradores da empresa e terceirizados que fazem parte do “Proflor”, uma área dentro da Suzano dedicada a proteção florestal e visa garantir a qualidade das florestas frente à incidência de incêndios, questões climáticas, controle de pragas e doenças florestais.

Os equipamentos utilizados são capazes de realizar um acompanhamento visual e sonoro de focos de incêndio, desvios fisiológicos - como déficit hídrico e incidência de pragas, além do monitoramento patrimonial. As câmeras possuem uma tecnologia de detecção de fumaça que aumentam a agilidade na detecção de incêndios e na locomoção de uma equipe especializada para mitigar os danos.

Para a supervisora de operações florestais, Camila Teixeira, essa agilidade é uma das maiores vantagens da central de monitoramento. “Temos uma visualização imediata de tudo o que está acontecendo em um raio muito grande e uma comunicação direta via rádio com toda a Unidade de Imperatriz. É como se a floresta estivesse em nossas mãos”, ela garante.

Em apenas dois anos da implantação desta tecnologia na unidade, foi possível reduzir 78% das áreas atingidas por incêndio florestal no período de 2015 a 2019. Esse resultado se mostra importante para uma região que possui uma situação crítica em relação a focos de queimadas.

Além das ações de monitoramento, o Proflor também se dedica promover ações de prevenção nas comunidades, alertando sobre a importância do patrimônio florestal para a saúde ambiental e a qualidade de vida. Essas campanhas e investimentos em tecnologia são realizadas com o objetivo de promover a educação ambiental e desenvolvimento sustentável em toda operação.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui