Kodak

Unidade Puma da Klabin conquista novas certificações ISO

30/11/2017 - 16:11

A Unidade Puma, fábrica de celulose da Klabin localizada em Ortigueira (PR), conquistou a certificação integrada ISO 9001 e 14001 nas novas versões (2015), além da OHSAS 18001. Além disso, a companhia alcançou o marco em tempo recorde, com menos de dois anos do início de suas operações, enquanto a média do mercado é de quatro anos.

Segundo o diretor Industrial de Celulose da Klabin, Sadi de Oliveira, a companhia encara as certificações como uma responsabilidade com todos os seus públicos. “Toda a gestão da empresa está orientada para o desenvolvimento sustentável, e isso inclui garantir e atestar que nossas operações seguem em conformidade com as exigências de qualidade do mercado em todos os âmbitos. Essa conquista contou com o engajamento dos colaboradores próprios, terceiros e fornecedores em todas as etapas de certificação, demonstrando que esse compromisso é da nossa natureza”, afirmou.

Indústrias do porte da Unidade Puma levam cerca de quatro a cinco anos para conseguir certificações integradas como estas. A aquisição desses reconhecimentos em um curto espaço de tempo foi garantida por ser uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo, construída de acordo com as melhores práticas de sustentabilidade globais e de um rígido cronograma de trabalho da Klabin na Unidade, que após a chamada “parada geral” para manutenção, ocorrida em março desse ano, atingiu sua capacidade plena de produção e deu início às auditorias internas, para então iniciar o processo de auditoria do órgão certificador da ISO e OHSAS.

A ISO 9001:2015 é a norma que atesta a gestão da qualidade de todos os processos fabris, define os princípios e diretrizes desde as áreas de administração e compras até os laboratórios e a produção da celulose, por exemplo. Já a ISO 14001:2015 rege as diretrizes para as melhores práticas da gestão de meio ambiente de todos os processos da fábrica, que englobam desde a coleta seletiva até o uso responsável dos recursos naturais, como a água. As atualizações de ambas as normas trouxeram níveis mais altos de exigências na qualidade de todos os processos industriais, de colaboradores e meio ambiente.

Já a OHSAS 18001:2007 é voltada às diretrizes de gestão da saúde ocupacional e segurança do trabalho, que abrange desde a qualidade de vida dos colaboradores e uso dos equipamentos de segurança até a operação das máquinas de produção.

A Unidade Puma é o maior investimento da história da Klabin, que se tornou a única empresa do Brasil a oferecer, simultaneamente, celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose ao ano. Além disso, possui capacidade de produzir em média 270 MW de energia elétrica, sendo 150 MW excedentes - o suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes -, que eleva a Klabin à condição de autossuficiente em energia elétrica. A Unidade Puma reforça o compromisso da Klabin com as melhores práticas globais de sustentabilidade ao aliar alta produtividade florestal, operação e logística eficientes, além de tecnologia ambiental de ponta.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui