Kodak

Ampla recebe alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

12/05/2017 - 09:05

Um grupo de dez alunos do Campus Curitiba do curso de Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR -Universidade Tecnológica Federal do Paraná - visitou a fábrica da Ampla Impressoras Digitais no último dia 17 de abril. Coordenado pela Professora Waleska Pacheco, o grupo frequenta atualmente o 5º período do curso, que tem a duração de três anos, e foi recebido pelo sócio-diretor de novos negócios da empresa, Ricardo Lie, dentro do programa “Portas Abertas”.

A visita à única fabricante da América Latina no mercado de equipamentos de impressão digital para grandes formatos foi uma atividade da disciplina Produção Gráfica 2, que trata dos processos de impressão e acabamentos utilizados na indústria gráfica. Lie iniciou a visita realizando uma apresentação sobre a história da empresa e dos equipamentos que são desenvolvidos pela Ampla, contextualizando a fabricante nacional no cenário brasileiro e global.

“A visita à Ampla proporcionou aos alunos um maior contato com os equipamentos utilizados no processo de impressão digital para grandes formatos. Durante toda a apresentação, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas, tornando o diálogo muito atrativo a todos”, declara a Professora Waleska Pacheco.

“Para nós, da Ampla, é muito importante e gratificante contribuirmos para as próximas gerações de profissionais do setor gráfico, que também nos proporcionam uma troca de experiências e alguns feedbacks que, analisados sob o enfoque de tendências de consumo e imagem percebida, certamente contribuem para o nosso contínuo aprimoramento enquanto empresa”, declara Lie.

Ao final do bate-papo, o grupo visitou o showroom da empresa, onde tiveram a oportunidade de ver em funcionamento três equipamentos: duas impressoras com tecnologia de cura LED UV (ultravioleta) e uma base solvente, além de uma impressora de mesa plana para substratos rígidos. Os alunos viram na prática o processo de captura de uma imagem e como é realizado o processo de transferência de dados para a impressora, além de imprimir um pôster com a imagem do grupo para recordação. Ainda no showroom, os alunos puderam analisar componentes importantes das impressoras e - utilizando um microscópio digital - a distribuição e formação das gotas de tinta. A etapa seguinte foi uma visita à fábrica da Ampla, onde foi apresentado todo o processo de produção dos equipamentos e métodos para controle de qualidade, encerrando o programa.

“Os alunos adoraram a visita, principalmente o período que permaneceram no Showroom observando o funcionamento das máquinas. A disponibilidade do Ricardo Lie e de todos os demais funcionários fez com que os alunos se sentissem muito à vontade, estimulando assim perguntas e curiosidades”, destaca Waleska.

“Apesar de a Ampla não ser uma gráfica, como costumamos visitar, a receptividade e estrutura da empresa nos fez sentir ‘em casa’ e pudemos enriquecer nossos conhecimentos sobre impressão digital, suas qualidades, limitações, tipos de equipamentos, aceitação do mercado e diversos outros detalhes. Foi extremamente importante para complementar o conteúdo ministrado em sala de aula”, resume Waleska Pacheco, Mestre em Design pela UFPR, Especialista em Embalagem pela UTFPR e Tecnóloga em Artes Gráficas pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) 2006. Atua na docência desde 2009, ministrando disciplinas relacionadas à Produção Gráfica (desde pré-impressão até pós-impressão), tipografia, projetos gráficos e história das artes gráficas.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui