Kodak

Suzano Papel e Celulose na II Mostra Sistema Fiesp de Responsabilidade Socioambiental

11/08/2008 - 00:08
Um painel retro-iluminado de 180º graus, que lembra os cinemas de parque de diversões, será a grande atração do estande da Suzano Papel e Celulose, líder mundial na produção de celulose de eucalipto certificada pelo FSC, na Mostra Sistema FIESP de Responsabilidade Socioambiental, que acontece de 13 a 15 de agosto, na Fundação Bienal, em São Paulo. O painel mostrará – por meio de uma fusão de imagens – uma linha do tempo contando a história e os grandes marcos de sustentabilidade na empresa.

O pioneirismo na produção de papel a partir de 100% de celulose de eucalipto, a criação da gerência de inovação, os investimentos em pesquisas, a criação do Instituto Ecofuturo, lançamentos de produtos como o Reciclato e o Report Carbono Zero, além dos diálogos constantes com a comunidade e com organizações ambientais são ações constantes da Suzano Papel e Celulose nos seus 84 anos de existência e que serão apresentadas durante a Mostra.

O gerente de relações Institucionais da Suzano Papel e Celulose, Luiz Cornacchioni, conta que na linha do tempo que a empresa apresentará na Mostra, cinco grandes marcos terão um destaque especial. “São ações que mostram as preocupações da Suzano com a sustentabilidade do planeta, os potenciais efeitos do aquecimento global e a necessidade de construir o presente com os olhos voltados para o futuro”, explica ele. Nesses marcos, TVs de plasma passarão animações e vídeos explicando um pouco mais sobre cada um.

Uma das maiores produtoras integradas de celulose e papel da América Latina, a Suzano Papel e Celulose baseia seu crescimento nos três pilares da sustentabilidade (economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto).

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), O Instituto Ecofuturo foi criado em 1999 pela Suzano Papel Celulose – que também atua como mantenedora, sempre desenvolvendo projetos em parceria com instituições, empresas, poder público e universidades, nas áreas de educação e meio ambiente, com ênfase no desenvolvimento do ser humano e no respeito à natureza. Tem como missão gerar e difundir conhecimento e práticas que contribuam para a construção coletiva de uma cultura e ações baseadas na sustentabilidade junto a indivíduos e grupos sociais. Outras informações do Instituto Ecofuturo podem ser acessadas no site www.ecofuturo.org.br.

Entendendo o acesso ao conhecimento como ação transformadora, implementa projetos baseados em modelos replicáveis. Assim, o Instituto Ecofuturo contribui de forma concreta para a emancipação dos indivíduos e das comunidades, a solução de problemas ambientais, a redução das desigualdades sociais e da pobreza. Conta com três principais vertentes: Programa Ler é Preciso, Parque das Neblinas e Movimento Cooperativas de Material Reciclável.

Com o objetivo é sensibilizar pais e educadores para a importância de oferecer leitura para as crianças já na infância, o Instituto Ecofuturo está propondo a criação do Dia Nacional da Leitura no dia 12 de outubro. A data já será comemorada, pela primeira vez, em 2008 em todo o Estado de São Paulo. O Dia da Leitura convidará a todos que leiam para as crianças, incentivando nelas à vontade de ler, numa iniciativa batizada com o nome "Brincar de Ler". Há inúmeras razões para ler com e para as crianças e é preciso iniciá-las desde bebês, seja porque isso contribui para o aumento de vocabulário, seja porque contribui com seu desenvolvimento intelectual. Mais do que isso, ler para elas é um ato de afeto.

Durante os três dias da Mostra Sistema FIESP de Responsabilidade Socioambiental, os visitantes poderão ajudar na criação do Dia da Leitura em âmbito nacional. O Instituto Ecofuturo disponibilizará a navegação no hotsite www.diadaleitura.org.br, onde os interessados poderão participar de um abaixo assinado virtual pela criação da data. Os participantes terão acesso a brindes virtuais, como wallpapers e screensavers, da página do Dia da Leitura.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui