Kodak

Epson surpreende mercado

16/07/2008 - 00:07
Pergunte à pessoa mais próxima: “Quanto custa um cartucho de tinta original?”. Certamente a resposta virá com um valor alto, acompanhada de provável revolta por parte do seu interlocutor. Sim, os preços de cartuchos originais já atingiram preços estratosféricos, o que justifica tal comportamento.

Entretanto, percebendo tamanha insatisfação, a Epson do Brasil tem trabalhado nos últimos anos para reduzir os preços de suas tintas. O resultado deste esforço veio com o lançamento do cartucho T117 por apenas R$ 15,90. Definitivamente, o cartucho original mais barato do mercado.

Há cinco anos a empresa reduziu os preços de seus cartuchos pela metade. Chegava ao mercado uma nova linha de impressoras com cartuchos individuais, algo inédito àquele momento. A aposta da companhia era a de que o usuário estava predisposto à compra das tintas originais, desde que pagando preços justos. O tempo mostrou que a Epson estava certa, o que acabou permeando toda uma nova estratégia de preços da multinacional.

“Nos últimos 5 anos, o negócio de cartuchos da Epson conquistou um crescimento médio de 28% ao ano. Sem dúvida nenhuma, a política pioneira de redução de preços é a grande responsável por esses resultados”, comemora Gustavo Assunção, Gerente de Negócios da Unidade de Negócios Consumer Products.

Ao oferecer o produto original a R$ 15,90, a empresa reforça o posicionamento pioneiro de oferecer cartuchos mais baratos ao mercado. Tal redução só foi possível graças a pesados investimentos em tecnologia e ao câmbio favorável neste momento, já que todos os cartuchos são importados. “O investimento em tecnologia e desenvolvimento de produtos permite maior eficiência nos custos. A taxa câmbio sempre foi um grande influenciador do mercado brasileiro e estamos repassando essa economia aos consumidores, pois temos um compromisso de oferecer tinta a um preço justo àqueles que prestigiam a marca Epson”, destaca Assunção.

O preço e o respectivo rendimento da tinta são cada vez mais decisivos na compra de uma impressora. A economia proporcionada pela aquisição de um equipamento com preço inferior pode ser rapidamente perdida já na primeira troca dos cartuchos.

Apesar do menor preço do cartucho 117, utilizado na impressora Stylus T23, o rendimento não diminuiu: usuário imprime até 180 páginas. “É uma redução real de preço, sem redução no rendimento do cartucho, proporcionando menor custo por página impressa”, reforça Daniela Alonso, Gerente de Produto da linha de Cartuchos.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui