Kodak

Jornal Ipanema, de Sorocaba (SP), adquire rotativa Cityline Express

16/03/2012 - 15:03
Jornal Ipanema, de Sorocaba (SP), adquire rotativa Cityline Express

O Jornal Ipanema é parte integrante do Ipanema Sistema de Comunicação e existe há dez anos em Sorocaba (SP). O semanário atinge tiragem média de 28 mil exemplares; com a proposta de aumentar o número de páginas em cores e reduzir custos operacionais, a empresa acaba de decidir pela compra de uma rotativa Cityline Express, da Manugraph.

Juliana Pagliato, diretora do Jornal Ipanema, que completa 11 anos no próximo dia 21 de abril - explica que a compra de uma rotativa Manugraph Express  não se resume a um investimento em tecnologia. “Ter um jornal sempre foi o sonho de minha família”, explica Juliana.

“A gráfica trabalhava com rotativa e terceirizávamos a impressão de jornais da região. Nunca acreditei que o jornal, enquanto meio de comunicação, fosse acabar. Mas acredito, sim, que para sobreviver no mercado o veículo passe por transformações, fique mais segmentado. E é essa a proposta do Jornal Ipanema”, relata Juliana.

Segundo ela, o advento da Internet e o fácil acesso à informação exigem que o jornal vá de encontro ao que o público quer ler e de uma maneira mais personalizada. “Por isso damos atenção especial a matérias de política local, comportamento, saúde e colunismo social, por exemplo, além de abrangermos assuntos gerais da região. Os cadernos de classificados, Negócios e Oportunidades, Veículos e especialmente o de Imóveis já são referência de bons negócios em toda região”, diz Juliana.

O semanário sai, em média, com 96 páginas e tiragem de 28 mil exemplares. Cerca de 85% das páginas são coloridas. As características físicas somadas ao conteúdo editorial mais elaborado, com notícias feitas para repercutirem durante toda a semana, fazem do Ipanema um jornal com apelo de revista e justificam a boa aceitação do mercado.  “Nós vivemos dos anunciantes e isso é possível porque a tiragem é expressiva e o jornal dá retorno aos nossos clientes.”

Atenta às novas tecnologias de impressão, a diretoria do grupo decidiu, que o Jornal Ipanema merecia um presente especial. A escolha foi a Cityline Express, da Manugraph. A máquina embarcou em dezembro de 2011 para o Brasil e será a primeira rotativa zero quilômetro da empresa. “Queremos aumentar a quantidade de páginas coloridas, reduzir os desperdícios com papel e diminuir o tempo de produção”, explica Juliana.

Conforme Juliana a decisão pela rotativa da Manugraph levou em consideração vários fatores, entre eles, a opinião de usuários do modelo, que a diretora teve a oportunidade de conhecer em uma viagem para a Índia e Emirados Árabes, em abril de 2011, organizada pela Ferrostaal.

Na época, um grupo de brasileiros empresários e executivos de jornais foi convidado para conhecer a fábrica da Manugraph na Índia e as instalações de um jornal que trabalha com rotativas da marca, em Dubai.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui