Kodak

Votorantim beneficia mais de 315 mil jovens por meio de projetos sociais e culturais

27/03/2008 - 00:03
O balanço do investimento social externo do Grupo Votorantim em 2007 mostra a abrangência e o fortalecimento da atuação da empresa junto ao público jovem de 15 a 24 anos de idade. O Grupo Votorantim apoiou projetos voltados para educação, trabalho, cultura e proteção de crianças e adolescentes. No total foram 103 projetos apoiados, mais de 315 mil jovens beneficiados em 233 municípios de todas as regiões do país.

As ações socioculturais da Votorantim são coordenadas pelo Instituto Votorantim, que tem o papel de orientar as empresas do Grupo na condução e na qualificação de seus investimentos sociais externos e assim contribuir para a sustentabilidade dos negócios.

Na área de Educação, um dos destaques foi o programa Escola em Ação, que desenvolveu ações para a qualificação educacional de professores e alunos de toda a rede pública da cidade de Paulista (PE). Em 2007, o Escola em Ação proporcionou a melhoria de até 55% da leitura e escrita de alunos do município. O projeto capacitou 420 professores, supervisores e diretores do município, beneficiando 7,6 mil alunos.

Lançado em 2005 com o apoio do Instituto Votorantim, o projeto Onda Jovem também com foco na educação, é composto por uma revista e um portal na internet voltado a profissionais que trabalham com juventude. Em 2007, o número de cadastrados no portal atingiu aproximadamente 20 mil internautas e a tiragem da revista alcançou 8 mil exemplares. O projeto foi eleito pela ONU como um dos “50 jeitos brasileiros de mudar o mundo” e serviu de apoio na produção dos cadernos da 1ª Conferência Nacional da Juventude, promovida pelo Governo Federal.

Na área de Trabalho, os projetos Futuro em Nossas Mãos e Evoluir qualificaram mais de 900 jovens para o mercado de trabalho nas áreas de construção civil, mecânica e elétrica. Com o objetivo de viabilizar a empregabilidade desses jovens, o Instituto Votorantim orientou a formação de uma rede para empregabilidade com clientes e fornecedores do Grupo. A rede já identificou vagas para os jovens participantes nos 19 municípios em que os projetos aconteceram.

Portanto, Educação e Trabalho, somaram no ano passado 46 projetos apoiados, beneficiando 133 municípios e 48 mil jovens. “Com vocação para empreendedorismo e trabalho, o Grupo Votorantim deseja proporcionar oportunidades de educação e trabalho aos jovens, além de contribuir para que se tornem protagonistas e influenciem positivamente sua família, escola e comunidade”, afirma Sueli Chiozzotto, gerente de relacionamento corporativo do Instituto Votorantim.

Em cultura, a Votorantim, por meio do Programa de Democratização Cultural, atua no desenvolvimento e difusão de conhecimento sobre o tema. As principais ações realizadas foram o Seminário Internacional de Democratização Cultural, que discutiu os melhores caminhos para ampliar o acesso à cultura, a 2ª seleção pública, a elaboração do Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural e a continuidade da veiculação quinzenal do Boletim da Democratização Cultural, com notícias, artigos e entrevistas, enviado para mais de 7,5 mil leitores. Além disso, patrocinou 35 projetos voltados ao acesso cultural de todas as áreas – artes visuais, artes cênicas, cinema e vídeo, música, literatura e patrimônio – em 78 municípios, beneficiando cerca de 700 mil pessoas, dos quase 269 mil jovens.

“O investimento destinado à produção cultural no Brasil é muito maior que os recursos aplicados em projetos com foco no acesso à cultura. O que o Grupo Votorantim pretende é contribuir para o equilíbrio desta equação, apoiando ações que tornem a população participante da cultura, seja por meio de projetos de exibição, circulação, práticas e até formação artística”, comenta Lárcio Benedetti, gerente de desenvolvimento sociocultural do Instituto Votorantim.

O Via Votorantim, programa Votorantim de apoio ao estatuto da criança e do adolescente, apoiou 22 projetos em 22 municípios, beneficiando 7,5 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Por meio do programa, organizações sociais de todo o Brasil estão realizando projetos de proteção a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Mais que destinar recursos, o VIA Votorantim orienta o acompanhamento dos projetos e contribui para o fortalecimento das estruturas de gestão de proteção da criança e do adolescente nos municípios, oferecendo oficinas de gestão a representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e aos gestores dos projetos apoiados.

Todos esses esforços têm como objetivo contribuir para o crescimento sustentado do país e a perenidade dos negócios do Grupo. Essa é a missão do Instituto Votorantim, que por meio de suas iniciativas tem proporcionado oportunidades de desenvolvimento para os jovens de todo o país.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui