Revista Graphprint - Edição 194

Mercado editorial GRAPHPRINT Nov/Dez 2019 40 Em encontro inédito entre livreiros, editores e distribuidores, o mercado se une pela valorização do produto livro como bem cultural e de entrete- nimento. A reunião organizada por livreiros com o apoio da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e da Câmara Brasileira do Livro, na sede da CBL, aconteceu em 07 de novembro de 2019, na capital paulista. Mais de 50 empresas entre as mais representativas do setor estavam presentes. A reunião evidenciou a importância de por um fim aos abusivos descontos praticados no comércio online, com atenção inclusive à oferta de produ- tos abaixo de seu preço de custo. Na ocasião, foi apresentada a Planilha de Monitoramento de Captação de Preços e Desconto Médio, que será produzida e acompanhada semanalmente. Em um recorte de 1 semana: 21,15% foi o menor desconto e 33,54% foi o desconto médio, houve descontos de até 46,11%. No encontro foram apontados exemplos de editoras que já monitoram, há mais de 4 anos, com certo sucesso, os grandes marketplaces. Elas che- garam a advertir aqueles que praticam a concorrência desleal e predatória e que causam, em última análise, grandes prejuízos a todos os agentes do nosso setor não apenas à livraria física. Livreiros, editores e distribuidores debatem a relação com o mercado online Mercado do livro se une na busca de soluções para inibir os descontos abusivos no comércio online ALGUMAS CONCLUSÕES E PROPOSTAS DE AÇÃO: • O livro não deve ser banalizado. Ele tem um valor social e de entretenimento que não pode ser degradado e sua percepção de valor deve ser mantida;. • Pela análise da Planilha poderão ser destacadas as editoras que desenvolvem um varejo consciente; • Caberá a cada envolvido com o varejo do livro online decidir qual será sua conduta comercial com aqueles que praticam a concorrên- cia predatória; • As livrarias devem ser valorizadas como ponto de encontro e es- paço de entretenimento, onde os leitores sempre poderão ter expe- riências enriquecedoras; • Será convocada uma nova reunião, em um prazo estimado de 90 dias, na qual as editoras trarão suas experiências e ações que visam o combate, de forma incisiva, ao comércio predatório. Fonte: Associação Nacional de Livrarias - ANL e Câmara Brasileira do Livro -CBL Embora poucos tenham conhecimento, poderosos marketplaces já tive- ram problemas com editoras que, após vários avisos sobre a prática de des- contos abusivos, voltaram a fornecer somente depois da devida correção de preço por parte destes marketplaces.

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