Revista Graphprint - Edição 194

3 GRAPHPRINT Nov/Dez 2019 Na correria do dia a dia, muitas vezes, não notamos que determinado impresso pode ganhar o mundo. Ou viralizar, para usar uma expressão atual. Recentemente, um exemplar da primeira revista em quadrinhos produzida pela editora de quadrinhos americana Marvel foi leiloada por US$ 1,26 milhão. A notícia chegou direto da casa de leilões Heritage Auctions. O primeiro número da série “Marvel Comics” foi publicado em 1939, quando a editora, responsável por personagens como X-Men, Homem-Aranha e os Vingadores, entre outros, chamava-se Timely Comics. O lance é que essa edição da revista N°1 da “Marvel Comics”, em ótimo estado, diga-se de passagem, custava meros 10 centavos em 1939. Para efeito de curiosidade: a revista em quadrinhos que atingiu o maior valor em um leilão foi o primeiro número de “Action Comics” (1938), vendido por US$ 3,2 milhões em 2014 e que marca a primeira aparição do Super-Homem. É muita grana, né? Veja você como a impressão tem o dom de surpreender e se manter jovem por longas e longas décadas. Ou melhor, séculos. Ou melhor, desde a invenção de Gutenberg. Quem imprime tem, quem não imprime pode viver de fake News e achar que está certo. Resolvi pegar o leilão em questão para colocar em pauta a relevância da impressão na vida de todos. Como havia dito no começo do texto, na loucura do nosso cotidiano, é bem provável que não tenhamos olhos para tudo e todos. Faz parte, não dá para abraçar o mundo. O bacana nessa história é relembrar como a impressão impressiona, literalmente. Há pessoas que possuem revistas que acabam virando coleções de alto valor agregado. Manuais impressos de carros antigos são tão ou mais importantes quanto o próprio carro que está sendo comercializado. E as embalagens? Fala sério, envie a primeira crítica quem nunca antes na história comprou (ou vendeu?!) algo motivado pela embalagem? Pesquisadores da Universidade de Melbourne (Austrália) publicaram no jornal Heliyon um artigo científico comprovando que 60% das decisões iniciais dos consumidores é feita nas lojas e a partir das embalagens. Embalagens impressas, devo enfatizar. No que diz respeito à educação, a impressão é disparada a melhor forma de aprender. E ensinar! Há estudos que mostram que a leitura impressa melhora a compreensão das informações sendo fundamental para a educação das pessoas. Os jovens aprendem melhor lendo material impresso. Agora, o desafio é tirar esse público da frente da enorme quantidade de babaquices que circundam as redes sociais. Mas isso é outro assunto. Voltemos ao tema impressão. Aliás, como chegamos ao final de ano e as festas estão batendo à porta, fica aqui o convite para você olhar com carinho aquilo que a sua gráfica produz. Quem sabe, até talvez, você possua uma obra de arte impressa? É imprimir para crer. Feliz Ano Novo e boas festas. O ano de 2020 vai ser ótimo. Assim seja! Saudações Graphprintenses, Fábio Sabbag Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto (agnelo@agneloeditora.com.br) Diretora Financeira Samantha de Barros (samantha@agneloeditora.com.br ) Publicidade Érica Brandão (erica@agneloeditora.com.br ) Editor chefe Marcos Mila (MTb 26.418) (marcos@agneloeditora.com.br ) Editor Fabio Sabbag (MTb 66.400) (fabio@agneloeditora.com.br ) Edição de Arte e Diagramação Geraldo de Oliveira (geraldo@agneloeditora.com.br) Editor de Fotografias Yuri Zoubaref (fotografia@agneloeditora.com.br ) Gerente de TI Carlos Eduardo Manrubio Cabral (eduardo@agneloeditora.com.br ) Mailing e Assinaturas Fernando Clarindo (fclarindo@agneloeditora.com.br Impressão e Acabamento Gráfica GRASS Rua José Tobias Santos, 37 A CEP 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel 55 11 3837-7979 graphprint@agneloeditora.com.br Ano 22 • Nov/Dez • Nº 194 GRAPHPRINT é uma publicação bimestral da AGNELO EDITORA E COMÉRCIO LTDA. Cir­ culação Nacional. Dirigida às indústrias gráficas, de embalagens, fotolitos e bureaus, editoras, agências de publicidade, fornecedores, univer­ sidades, escolas técnicas, consulados, órgãos governamentais e entidades de classe. Editorial O valor da impressão gera impressão de valor

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=