Revista Graphprint - Edição 194

Eventos GRAPHPRINT Nov/Dez 2019 26 Esses foram os temas que estiveram em pauta durante o Print Summit 2019, evento que reuniu aproximadamente 200 profissionais de dife- rentes áreas da Indústria da Comunicação (gráficas, agências, entidades e fornecedores de equipamentos de impressão) no dia 29 de outubro. Na abertura do seminário, Armando Ferrentini, diretor-presidente da Propmark, afirmou ser um apaixonado pela mídia impressa e rechaçou a ideia de que a tecnologia digital veio para acabar com a impressão. Ferrentini destacou que na história da comunicação muitos novos meios surgiram como “ameaças” a seus antecessores, mas que, con- tudo, acabaram coexistindo e até mesmo se integrando. Além disso, segundo ele, cabe à Comunicação e à Publicidade extrair o melhor desses dois universos (online e offline), ambos com grande potencial a ser explorado. Print Summit 2019 enfatiza o papel da comunicação impressa no século 21 O auditório da ESPM Tech, em São Paulo, foi palco de um debate sobre a relevância e aplicações da comunicação impressa em um mundo digital, suas transformações e seus valores ligados a questões como sustentabilidade, credibilidade, entre outros ARMANDO FERRENTINI, DIRETOR-PRESIDENTE DA PROPMARK Na sequência, Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora, ministrou a palestra Morte do Impresso é Fake News. O palestrante utilizou como mote a proliferação de conteúdo falso comum nas redes sociais e sites, e destacou a confiança que a mídia impressa detém tanto junto a leitores, como também anunciantes e marcas. Segundo ele, apesar do forte impacto ini- cial das mídias digitais, atualmente as marcas já voltam a olhar para a comunicação impressa como uma via eficaz de atingir seus públicos. Para ilustrar, atentou ao fato de que mesmo em- presas tipicamente digitais, como a Netflix, investe hoje em mí- dia impressa. PALESTRANTES “Apesar do forte impacto inicial das mídias digitais, atualmente as marcas já voltam a olhar para a comunicação impressa como uma via eficaz de atingir seus públicos.” Ao enfatizar o novo universo em que marcas ligadas à comuni- cação estão inseridas, Luciana Schwartz, diretora de mídia Om- nichannel da Agência VML, apresentou dados interessantes so- bre a visibilidade das mídias online e offline no Brasil. Por meio do tema Tempo do ‘RE’- Tempo de recriar, reinventar, reformu- lar, reproduzir, recompor, Luciana mostrou, como comparativo, dados do mercado francês e do Grupo Le Figaro, reforçando o fato de que o mercado de comunicação e mídias deve se adaptar

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